No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta principalmente os pulmões, mas também outras partes do corpo. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) é o laboratório de referência para o diagnóstico da Tuberculose em Minas Gerais, sendo o único laboratório que realiza a identificação das espécies de micobactérias e o Teste de Susceptibilidade aos fármacos no estado.

ACS Funed

Cláudio José Augusto, farmacêutico – bioquímico e Responsável Técnico pelo Diagnóstico de Micobactérias, explica que a Funed desempenha funções essenciais no combate à Tuberculose. “A Fundação é responsável pela realização de exames complexos já citados, organização da rede de laboratórios, capacitação dos profissionais, supervisão dos laboratórios da rede e participação no comitê estadual para combate à tuberculose junto à SES-MG”, detalha.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), a doença é transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, quando um doente tosse, espirra ou fala. A tosse com duração de três ou mais semanas é um dos principais sintomas, acompanhada ou não de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Na vigência desses sintomas, é importante a pessoa procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa para ser avaliada.

No dia 19 de março, a SES-MG lançou o novo Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública em Minas Gerais. O programa apresenta uma série de propostas efetivas para o enfrentamento da doença no estado em diversas frentes e tem como meta central orientar as ações de vigilância, assistência e planejamento em saúde no controle da Tuberculose.

O lançamento aconteceu durante o II Workshop para o Controle da Tuberculose, que foi encerrado no dia 21 de março, em Belo Horizonte. A Funed participou do evento, juntamente com o Ministério da Saúde e de profissionais que atuam diretamente no controle da doença nas regionais de Saúde dos municípios considerados prioritários. A previsão é que o plano seja implantado ao longo da atual gestão, com o acompanhamento e cumprimento de metas e objetivos anuais.

Números da doença pelo mundo

Principal causa de morte na Europa e Estados Unidos até o século XX, a tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública mundial. Em 2006, foi considerada pela OMS como uma emergência global. A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS.

Estima-se que um terço da população mundial esteja infectado pela bactéria, que a cada ano registra aproximadamente 9,6 milhões de casos, sendo uma morte a cada 21 segundos. No Brasil são registrados aproximadamente 67 mil novos casos e 4,5 mil óbitos por ano (13 brasileiros morrem em média todos os dias de tuberculose). Minas Gerais é o estado com o 5º maior número de casos da doença no país, tendo notificado 4.233 casos e 232 óbitos em 2018. Ao todo, 549 municípios mineiros tiveram pelo menos um caso de tuberculose no ano passado.

O diagnóstico e o tratamento da tuberculose são realizados pelo SUS. A doença tem cura e, para o êxito do tratamento, é importante que o paciente tome os medicamentos de forma regular e pelo tempo previsto de seis meses.

O Dia 24/3 foi lançado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, uma alusão aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Por Daniel Nolasco (ASCOM Funed)

Enviar para impressão