Oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o primeiro módulo presencial do curso de Apoio Matricial na Atenção Básica, com ênfase nos Núcleos Ampliados em Saúde da Família (Nasf), teve início nessa segunda-feira (18/03), no auditório da Regional de Saúde de Divinópolis.

curso de Apoio Matricial38

Voltado para os profissionais da saúde que atuam no Nasf da região Ampliada Oeste, o treinamento tem o objetivo de desenvolver as possibilidades de atuação por meio de discussões, fóruns e ações dentro do próprio cenário de prática que estimulem novas orientações em relação a sua realidade. Com 180 horas, a capacitação é semipresencial. Os educandos terão 7 meses, 5 encontros presenciais e atividades em ambiente virtual para discutir a implantação, planejamento e organização Nasf, repensar a gestão do cuidado do paciente, além de instrumentos que possam avaliar e monitorar os trabalhos da equipe.

Para a tutora da Escola Nacional de Saúde Pública, Samantha Ferreira, o aperfeiçoamento busca otimizar e motivar os trabalhos, valorizar e enriquecer o que já é trabalhado nos municípios, além de oferecer ferramentas diversas para subsidiá-los e potencializá-los. “A importância deste curso é que ele capacita as práticas de cada trabalhador envolvido, humanizando e lapidando o olhar destes profissionais para as demandas dos usuários do SUS, que acabam por receber um atendimento, seja em que formato for, melhor qualificado e mais eficiente”, explicou.

A Terapeuta Ocupacional do município de Formiga, Maiara Gomes Freitas, espera que o curso lhe ofereça instrumentos para organizar e melhorar os trabalhos desenvolvidos no Nasf de sua cidade. “Espero aprender mais para favorecer minha prática profissional e melhorar o atendimento ao usuário na minha região”, finalizou.

Datas dos próximos encontros:

• 2º Encontro 16 e 17/04/19 2 dias (16hs)
  • 3º Encontro 13 e 14/05/19 2 dias (16hs)
  • 4º Encontro 17 e 18/06/19 2 dias (16hs)
  • 5º Encontro 15 e 16/07/19 2 dias (16hs)

Por Willian Pacheco