As ações de Controle ao Aedes Aegypti em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas, receberam o reforço de uma nova tecnologia para combate ao vetor: o Aerosystem. O equipamento de aplicação espacial é utilizado para eliminar as fêmeas do inseto dentro das residências e consiste na aplicação de inseticida, o permetrina.

IMG-20190314-WA0022

Em Minas Gerais, o uso do produto é recomendado para os municípios que tiveram confirmação por Chikungunya; situação epidemiológica essa que se encontra o município de Lagoa da Prata que confirmou dois casos da doença em 2019 .

O método utilizado pela primeira vez na região Ampliada Oeste pulveriza o inseticida dentro do domicílio. Para uma melhor utilização e eficácia do produto, as janelas devem estar fechadas e o morador aguardar por 30 minutos do lado de fora da residência.

De aplicação rápida, em pequenas doses nos cômodos, o inseticida intradomiciliar mata os mosquitos que se encontram dentro da casa. A referência de Endemias da Regional de Saúde de Divinópolis, Magno Luiz Santos, ressalta que a expectativa é aplicar a permetrina em 1400 imovéis do município de Lagoa da Prata.

“A vantagem é que se trata de uma técnica complementar aos demais métodos de controle aplicados no combate ao vetor com aerosol fino e é feita intradomicílio. A expectativa é reduzir a presença do vetor nas áreas com casos confirmados de Chikungunya, bloqueando a transmissão da doença”, explicou a referência de Endemias da Regional de Saúde.

Chikungunya no Estado

Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 640 casos prováveis da doença. Em 2019, até o momento, não houve registro de óbitos suspeitos da doença. Mais informações no Boletim Epidemiológico do Estado.

Por Willian Pacheco