Há oito anos participando como bloco do renascimento do carnaval de rua de Belo Horizonte, o Então, Brilha!, um dos mais populares, fechou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e divulga, em suas redes sociais, a campanha estadual de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) de 2019.

Crédito: Bitar e Paiva Fotografia

Com um conjunto de peças elaboradas para WhatsApp, Instagram e Facebook, a SES-MG se inspirou no nome do bloco, “Então, Brilha!”, para criar o slogan da sua campanha, “Então, previna-se!”. A ideia é abranger os participantes de todos os carnavais de rua ou clubes, seja do interior do estado ou da capital, com o objetivo de consolidar como hábito o uso de preservativo para o sexo seguro.

Para 2019, a temática do bloco em destaque é iluminar a sociedade marginalizada, o desejo pela justiça social e defesa dos direitos civis e das liberdades democráticas. Suas alas, bateria e coro tiveram a integração de um público jovem, vindo de comunidades do aglomerado da Serra e da Vila Acaba Mundo, o que contribuiu também para a inovação do seu repertório que teve a inclusão do funk.

Além de publicar a peça da campanha da SES-MG no seu Instagram, a parceria do “Então, Brilha!” irá além das redes sociais. Demonstrando grande senso de responsabilidade social, os organizadores do bloco vão distribuir 5.000 preservativos para os foliões no ponto de encontro marcado. Isso nos sintoniza com as políticas públicas de prevenção e promoção da saúde, visto que a pretensão do bloco é facilitar o acesso ao lazer para as minorias e para a grande diversidade da população. Já a meta da SES-MG é conscientizar o maior número possível de pessoas para que pratiquem o sexo seguro.

De acordo com Di Souza, maestro-regente, instrumentista e coordenador do bloco, a expectativa é que 400 mil pessoas se reúnam no local da concentração que, neste ano, será na avenida do Contorno com a rua Curitiba, no sábado, 02/03, ainda na madrugada. “Mudar de cenário foi uma necessidade, para termos mais espaço. Porém, uma grande oportunidade. Nossa expectativa é que o cortejo continue sendo transformador e catártico, um espaço de encontro, de experiências e de troca de amor. Por ser maior, o novo espaço pode agregar ainda mais gente”, acredita Di Souza.

53039131 558496934643793 4005428771594174464 n

Por Ana Rita Fernandes