A Regional de Saúde de Governador Valadares, através do Núcleo de Atenção Primária (NRAS), promoveu na última quarta-feira (27/02), em seu auditório, reunião técnica sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). Participaram do evento referências municipais do PSE, coordenadores de Atenção Primária e gestores representando os 51 municípios da área de abrangência da Regional de Saúde.

Segundo a referência técnica do PSE da Regional de Governador Valadares, Wemily Souza, o objetivo da reunião foi tratar dos rumos do programa do PSE no ciclo 2019-2020 e dos desafios enfrentados na realização do programa no ciclo anterior, fortalecendo a Atenção Primária nas escolas. “Além disso, capacitamos os participantes para que eles possam instituir os Grupos de Trabalho Intermunicipais”, explica.

Na abertura, o superintende da Regional de Valadares, Rômulo Batista Gusmão, manifestou total apoio da Regional na implementação do novo ciclo do Programa na região, além de parabenizar os municípios pela adesão total ao PSE. “Estamos com 100% de adesão ao Programa, que representa um investimento do Estado no território de mais de 400 mil reais, beneficiando aproximadamente 119 mil alunos, que serão, por sua vez, fortes multiplicadores da promoção do autocuidado e promoção da qualidade de vida”, ressaltou.

Créditos: Frederico Bussinger

Rômulo Gusmão destacou também a presença e participação no evento da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Kissila Zacche Lopes de Andrade e da representante da Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE-GV), Solange Brasileiro Alves Guimarães. “Estamos articulando apoio dos nossos parceiros da universidade e da área de educação do Estado nas ações do Programa. Além disso, a Regional de Valadares em conjunto com a SER-GV enviará após o período do Carnaval, uma carta conjunta aos diretores das escolas estaduais, para que eles tenham as portas abertas aos técnicos municipais, já que a dificuldade de acesso ao ambiente das instituições de ensino foi um dos problemas apontadas pelos municípios no desenvolvimento das atividades do PSE”, frisou.

Durante a reunião foram apresentados os temas: contextualização do PSE; Grupo de Trabalho Intermunicipal (GTI-m); lançamento das ações no e-SUS; fluxo de saúde ocular e auditiva e teste de snellen. Na parte final, foram realizadas oficinas temáticas com apresentação de produtos.

A coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) do Município de Itanhomi, Fabiola Oliveira Lopes, salientou que estava saindo da reunião motivada a aprimorar as ações do Programa. “Chegando em meu município vou apresentar à equipe todo o conteúdo e orientações que foram apresentadas aqui para aplicação imediata no desenvolvimento de um cronograma das ações do PSE do ano inteiro, sem interferência no calendário escolar”, finalizou.

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007, tem como objetivo desenvolver ações de promoção à saúde junto aos adolescentes nos diversos assuntos relacionado à saúde, contemplando não apenas temas referentes a doenças, mas ao bem-estar psíquico e social. Para atingir o público alvo, o Saúde na Escola é desenvolvido em todas as escolas que oferecem de 5ª a 8ª série e também o ensino médio, considerando que essas séries abrangem, geralmente, a faixa etária de 10 a 19 anos de idade.

Os professores e profissionais de saúde do Programa Saúde da Família, receberão sua formação através do Curso de Capacitação do Programa Saúde na Escola, como facilitadores dos temas, conteúdos e ações de promoção da saúde, de acordo com os quatro temas chaves: Saúde, Comportamento, Família e Debates, em que serão abordados assuntos do cotidiano do adolescente.

O objetivo do Programa não é apenas capacitar e formar multiplicadores e sim, através deles, desenvolver ações mensais nas escolas em parceria com o PSF da área de abrangência com intuito de envolver o adolescente, dando aos jovens condições para reflexão sobre as informações que irão receber, aprendendo a manejá-las e tomando decisões seguras para suas vidas.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão