Em 2019, até o momento (dados atualizados em 25/02), Minas Gerais registrou 30.352 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue.

Em 2019, até o momento, há 11 (onze) óbitos em investigação para dengue.

Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 509 casos prováveis da doença. Foram confirmados dois óbitos por chikungunya nos municípios de Coronel Fabriciano e Ipatinga em 2018; há um óbito em investigação. Em 2019, até o momento, não houve registro de óbitos suspeitos da doença.

Já em relação à Zika, foram registrados 145 casos prováveis da doença em 2019, até a data de atualização do boletim.

A SES-MG esclarece que um registro maior de casos é esperado para este período (meses quentes e chuvosos) devido à sazonalidade da doença. Dessa forma, o estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika).

A SES-MG destaca que as ações de controle da Dengue, Zika e Chikungunya são permanentes, ocorrendo durante todo o ano. Dentre as ações desenvolvidas pela Secretaria para o enfrentamento ao Aedes estão:

• Realização de reunião técnica com as regionais de saúde em setembro de 2018 para revisão das atividades do Programa Estadual de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes;
  • Monitoramento dos indicadores municipais do PROMAVS (Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais). Dentre todos os indicadores, um deles é referente à obrigatoriedade de cadastro dos agentes de combate a endemias (ACE) no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) pelo município, mantendo vínculo no serviço. Isso gera continuidade nas ações de prevenção e controle das arboviroses;
  • Elaboração dos Planos de Contingência Estadual e Municipais para prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes. A partir da fase em que o município se encontra algumas ações são desencadeadas pelo Estado.

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG para a IMPRENSA (atualizado em 25/02/2019).

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG para a ÁREA TÉCNICA (atualizado em 25/02/2019).

» Clique aqui e confira a Tabela de Casos Prováveis de Dengue por município em 2019 (atualizado em 25/02/2019).
- Confira aqui os dados de 2018 da doença.

» Clique aqui e confira a Tabela de Casos Prováveis de Chikungunya por município em 2019 (atualizado em 25/02/2019).
- Confira aqui os dados de 2018 da doença.

» Clique aqui e confira a Tabela de Casos Prováveis de Febre Zika por município em 2019 (atualizado em 25/02/2019).

Por Jornalismo SES-MG