A prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com instituições públicas privadas e do terceiro setor realiza, nessa terça e quarta-feira (12 e 13 de fevereiro), em 14 bairros, ações de combate à dengue como mutirão de limpeza, blitz de conscientização no bairro Lagoa de Santo Antônio e sala de espera nas Unidades de Saúde da Família.

As principais intervenções de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya realizadas atualmente pelo poder público, são as ações de prevenção e promoção da saúde. A escolha das localidades dos mutirões de limpeza foi baseada no resultado positivo para o Índice de Infestação Predial para Aedes aegypti.

Segundo a chefe de Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo, Michele de Matos Moreno, essas ações têm como meta principal a eliminação dos focos do mosquito vetor, através do trabalho de campo de seus agentes e da conscientização e participação popular, com vistas a evitar ocorrências de Dengue, Zika e Chikungunya. “A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, com o objetivo de buscar alternativas para expandir nosso escopo de atuação e capilarizar as ações promotoras da vida por meio do envolvimento social, vem trabalhando junto ao Comitê Municipal de Enfretamento das Arboviroses, desde meados de 2018, estratégias de mobilização social junto à comunidade para que a mesma se empodere e atue de forma consciente e permanente no combate ao vetor”, explica.

Créditos: Prefeitura de Pedro Leopoldo/Divulgação

Neste sentido, a referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, Talita Chamone, também enfatiza o papel do cidadão na eliminação dos focos destacando que 80% dos focos de dengue estão nas residências, segundo dados do último levantamento do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). “Vasos de planta, garrafas pet, latinhas, bebedouros de animais, calhas e caixas d’água são os focos mais comuns. Assim, é importante fazer uma inspeção rotineira dos focos dentro de casa”.

Parceiros

Participam das ações contra o Aedes aegypti no município as Secretarias municipais de Cultura, Educação, Gerência de Limpeza Urbana por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Assessoria de Comunicação Municipal, Comitê de Arboviroses, Guardiões da Reciclagem, Rádios PL e Atividade na divulgação, Associação dos Catadores de Pedro Leopoldo/Ascapel, ONG Rede Comunitária em Ação/Recoa e Associação e Movimento Lagoa Viva.

Por Leandro Heringer