Trata-se de um italiano, de 29 anos, que veio para o Brasil há cerca de 15 dias e o caso ainda é considerado suspeito. O paciente reside na cidade de Betim e está internado em um hospital particular de Belo Horizonte, desde o dia 21/1 e está estável clinicamente. Portanto, neste momento, trata-se de um caso suspeito importado (sem transmissão dentro do Estado ou País) de sarampo. O paciente não soube informar se já foi vacinado contra o sarampo e nem relatou se teve a doença na infância.

Destaca-se que as ações de notificação imediata, controle e bloqueio vacinal são independentes de todas as confirmações laboratoriais (sendo de competência das vigilâncias municipais, com suporte regional e estadual) e são iniciadas a partir da suspeita da doença. Algumas medidas já tomadas: bloqueio vacinal no ambiente hospitalar; bloqueio vacinal na residência em Betim, bloqueio vacinal na empresa em que o homem trabalha.

Importante destacar que para ter um diagnóstico definitivo de confirmação do sarampo é necessário que se tenha uma segunda amostra soropositiva para a confirmação da doença. As amostras em suspeita – após segunda coleta – são encaminhadas à FIOCRUZ/RJ – Fundação Oswaldo Cruz, que re-testa as análises sorológicas e realiza biologia molecular com o objetivo de detecção viral. Somente após todo este processo, que um caso pode ser considerado confirmado.

Em Minas Gerais, a meta mínima recomendada para a Campanha Nacional contra o sarampo e rubéola em crianças entre 1 e menor de 5 anos foi alcançada, apresentando Cobertura Vacinal de 97,49% com um total de 1.001.522 doses aplicadas, a meta é de 95%. A vacina tríplice viral se encontra disponível em todas as unidades básicas de saúde do Estado e protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.

Os últimos casos autóctones (com transmissão dentro do próprio Estado) confirmados de sarampo no Estado, ocorreram em 1999 (9 casos). No ano de 2013, foram confirmados dois casos de sarampo de residentes em Minas, ambos importados (contágio ocorrido na Flórida-EUA).

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. É importante lembrar que a única forma de prevenção é a vacina oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações sobre a doença estão disponíveis em: http://www.saude.mg.gov.br/sarampo

Por Jornalismo SES