A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou, nesta quarta-feira (12/12), a última reunião de 2018 de seu Comitê Regional de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (CRPMMIF). As reuniões, que são bimestrais, tem como objetivo discutir os casos prioritários de óbitos maternos, infantis e fetais para, com base nessas informações, formular ações educativas e preventivas que contribuam para a redução desses indicadores.

Segundo Flávia Moreira, referência Técnica para investigação dos óbitos no Núcleo de Vigilância Epidemiológica, “a investigação e análise dos óbitos são de fundamental importância, visto que tem por objetivo a identificação de fatores de evitabilidade; a avaliação da qualidade da assistência à saúde prestada à mulher e à criança para subsidiar as políticas públicas; e a elaboração de propostas de medidas de intervenção para redução destes óbitos”.

Créditos: Adriano Barros

Composto por membros do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Núcleo de Vigilância Sanitária, além de representantes dos municípios polo, instituições hospitalares e membros convidados, de acordo com o caráter dos casos em discussão, os Comitês são organismos de natureza interinstitucional e multiprofissional, cuja atuação preserva o caráter confidencial, não coercitivo ou punitivo, ético, técnico, educativo e consultivo.

“Os indicadores de mortalidade materna e infantil ainda configuram um grande desafio para a saúde pública e se relacionam às desigualdades e restrição de direitos. Por isso, rever o contexto assistencial e social desses óbitos é tão importante na busca da redução desses indicadores", pontuou Izabella Rocha, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde e membro efetivo do CRPPMIF.

Por Adriano Barros