Tendo como ênfase a detecção e resposta às doenças e eventos de saúde pública de importância municipal, estadual, nacional ou internacional, a partir de janeiro de 2019, o Norte de Minas será a quarta região do Estado a ser contemplada com a implantação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS).

A instauração do Programa foi iniciada em Belo Horizonte e, nesta sexta-feira (30/11), foi apresentada aos gestores de saúde do Norte de Minas durante reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) realizada na Câmara Municipal de Montes Claros sob a coordenação da Regional de Saúde do município.

A capacitação, a ser realizada em Montes Claros, será conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Ministério da Saúde. Ao todo 25 profissionais participarão do Programa que envolverá referências técnicas da regional e dos municípios de Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Claro dos Poções, Janaúba, Monte Azul, Matias Cardoso, Mato Verde, Montes Claros, Espinosa, Salinas, Taiobeiras, São João do Paraíso, Coração de Jesus, Francisco Sá, Capitão Enéas e Grão Mogol. Os municípios são sedes de microrregiões de saúde e, por isso, foram selecionados levando em conta se a constituição de pontos de atenção estratégicos na rede de assistência à população.

Metodologia

O EpiSUS adota um modelo de treinamento em serviço com enfoque predominante prático. Os participantes aprendem e praticam as competências fundamentais utilizadas na linha de frente da vigilância em saúde, tendo como base o contexto de suas áreas de atuação, seja em nível de Estado ou nos municípios.

Crédito: Pedro Ricardo

Entre outros propósitos, o Programa investe na capacidade dos profissionais de detectar e dar resposta às potenciais emergências de saúde pública local; melhorar a coleta, análise, interpretação e comunicação dos dados de vigilância; e promover a reflexão sobre o ciclo de vigilância em saúde.

O coordenador de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos, destaca a importância do Norte de Minas sediar a capacitação do EpiSUS. “A iniciativa possibilitará melhorar os níveis de conhecimento dos profissionais no sentido de detectar e buscar soluções para problemas de saúde que podem surgir repentinamente. Como a capacitação envolverá a participação de profissionais do Estado e de vários municípios, certamente estaremos melhor preparados para darmos respostas às demandas que porventura surgirem”, frisa o coordenador.

Oficinas

O treinamento terá duração de 12 semanas com a realização de oficinas presenciais intercaladas com atividades de campo. A primeira oficina será realizada no período de 14 a 18 de janeiro, em Montes Claros. Outras duas oficinas estão programadas para ser realizadas em fevereiro e abril de 2019.

No intervalo entre as oficinas presenciais, em seus locais de trabalho, os participantes conduzirão projetos para praticar, implantar e consolidar o que aprenderam em sala de aula. Os projetos incluem a análise de um problema de saúde e investigação de um caso ou surto.

Todas as 13 macrorregiões de saúde do Estado serão contempladas com a instauração do EpiSUS. Espera-se que a capacitação, além de valorizar os profissionais que estão na “linha de frente” das respostas às emergências de saúde pública, atenda às necessidades do serviço e represente um passo fundamental para o fortalecimento da vigilância em saúde em todas as esferas do SUS (estados, municípios e União).

Por Pedro Ricardo