A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está lançando uma plataforma em que irá reunir um acervo virtual com experiências e práticas exitosas dos municípios mineiros na área de Promoção da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço virtual tem como objetivo manter o registro e compartilhamento das atividades realizadas, auxiliando na construção de conhecimento e aprendizado.

Os municípios que realizarem ações de educação em saúde ou atividades de mobilização social para promoção da saúde e controle do tabagismo, devem realizar o registro de sua experiência em formulário eletrônico contendo fotos da ação ou vídeos. As experiências que estiverem em consonância com os valores, princípios e estratégias da Política Estadual de Promoção à Saúde do Estado de Minas Gerais (POEPS) serão posteriormente publicadas na aba Promoção da Saúde, dentro do hotsite Vida Saudável em uma espécie de repositório eletrônico virtual. Posteriormente, alguns destaques desta ação, em parceria com a área técnica, serão replicados no Blog da Saúde MG e nas redes sociais da SES-MG (Facebook, Twitter e Instagram).

Créditos: Marcelo Machado- PBH

De acordo com a Diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Souzalima, o espaço virtual permitirá uma maior aproximação entre a gestão estadual e os profissionais que atuam com a Promoção da Saúde em seus municípios. “A SES-MG utilizará o espaço para compartilhar boas experiências e, ao mesmo tempo, disponibilizar atualização de materiais sobre Promoção da Saúde, como uma apresentação de um especialista, um vídeo, uma entrevista ou um artigo científico. É um espaço referência para disseminação de conhecimentos e práticas”, explica.

  • Clique aqui e acesse o formulário para envio de informações para o acervo.

As ações, atividades ou eventos realizados pelos municípios devem se enquadrar dentro dos seguintes temas definidos na Política Estadual de Promoção da Saúde: Álcool, Tabaco e outras Drogas; Promoção da Saúde do Trabalhador; Alimentação Adequada, Saudável e Sustentável; Práticas Corporais e Atividades Físicas; Formação e Educação Permanente e Educação Popular em Saúde; Promoção da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos.

Política Estadual de Promoção à Saúde

Criada em abril de 2016, a Política Estadual de Promoção à Saúde do Estado de Minas Gerais (POEPS), tem o objetivo de estimular a promoção da saúde, a adoção de práticas sociais e de saúde, a promoção da cultura de paz, e a valorização de saberes populares e tradicionais, além da atuação na formação e educação permanente em saúde, alimentação saudável e sustentável, práticas corporais e atividades físicas.

 

Por Jéssica Gomes

Enviar para impressão