A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) irá realizar no dia 12 de dezembro, em Montes Claros, a cerimônia de encerramento do Curso de Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde. No segundo semestre deste ano, a ESP-MG coordenou o desenvolvimento de 30 turmas em municípios da região do Norte de Minas, formando 661 agentes comunitários e contribuindo para a melhoria do cuidado prestado à população nos diferentes territórios nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação educacional abrangeu os municípios de Berizal, Bonito de Minas, Botumirim, Campo Azul, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Cristália, Gameleiras, Glaucilândia, Indaiabira, Itacambira, Josenópolis, Lagoa dos Patos, Mamonas, Matias Cardoso, Montezuma, Ninheira, Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Lagoa, São João do Pacuí, Serranópolis de Minas, Urucuia, Vargem Grande do Rio Pardo e Verdelândia e contou com 30 docentes em sala de aula.

O ACS é um dos membros das equipes da Atenção Básica do SUS que desempenha um papel importante de mediação social entre a população e as equipes de saúde. Além disso, este profissional representa uma força de trabalho numerosa no país e no estado de Minas Gerais, sendo essencial para a garantia de um cuidado à saúde integral da população mineira.

Também na atividade, será realizado o lançamento do livro “Sobre vivências de agentes do SUS: travessias pelo Norte de Minas”, produto das experiências de docentes e de ACS nesta ação educacional.

Serviço:
Cerimônia de encerramento do Curso de Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde
Data: 12/12/2018 (quarta-feira), às 13h30
Local: Auditório da Faculdade Pitágoras (Av. Profª Aida Mainartina Paraíso, 80 – Ibituruna – Montes Claros/MG). Veja abaixo o mapa:

 

Por Sílvia Amâncio / ESP-MG