Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os cuidados com a Saúde do Homem – destacando a prevenção do câncer de próstata e o tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Grupo Rosa/Azul, composto pela Regional de Saúde de Governador Valadares e entidades da sociedade civil promoveu nesta sexta-feira (23/11) de 10h às 13h, no Distrito Industrial de Governador Valadares, diversas ações de mobilização aludindo à campanha do Novembro Azul.

Mais uma vez a região do Distrito Industrial de Valadares foi escolhida estrategicamente, pois reúne diversas empresas que têm preponderância masculina entre os empregados que compõem sua força de trabalho. Em uma tenda montada na Praça do Trabalhador, na área central do Distrito, foram distribuídos folhetos, lacinhos azuis, preservativos, além de prestadas informações sobre a prevenção e tratamento de doenças, aspectos  nutricionais e fisioterápicos. Foram oferecidos serviços de  serviços como aferição de pressão arterial, atualização do cartão de vacinação e  auriculoterapia.

Crédito: Frederico Bussinger

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para o ano de 2018, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima a ocorrência de 6.730 casos novos de câncer de próstata na população masculina de Minas Gerais, com a taxa bruta estimada de incidência de 63,80 casos novos por 100 mil homens mineiros. Em 2017, o câncer de próstata foi responsável por 1.554 óbitos (12,2% do total de neoplasias do sexo masculino) com uma taxa bruta de 12,99 óbitos por 100 mil homens mineiros.

O presidente do Sindicato de Trabalhadores Metalúrgicos da Região Leste, Mucuri e Jequitinhonha, Sebastião Nilton Dias, ressaltou a relevância da ação do Grupo Rosa/Azul. “Esse evento aqui na área de trabalho é muito importante, porque em geral os homens só procuram os serviços de saúde quanto a situação se agrava. Essa mobilização do grupo Rosa/Azul vem provocar os trabalhadores homens a terem uma atenção especial com sua saúde”, opinou.

Jaconias Ribeiro da Silva, 58 anos, que há 33 anos atua na Baterias Tudor, era um dos presentes ao evento. Mediu a pressão e foi atendido em auriculoterapia. “Sempre me preocupei com minha saúde. Desde os 36 anos que faço exames periódicos de PSA e mais para a frente também o de toque. O cuidado nunca é pouco, mesmo para aqueles que não tem histórico do câncer de próstata, já que quando se descobre a doença no início, a chance de cura é muito grande ”, frisou.

A programação relacionada à Saúde do Homem pelo Grupo Rosa/Azul, segue até o fim do mês, com  uma mobilização no próximo domingo, 25/11, no Mercado Municipal de Governador Valadares e na quinta-feira (29/11), no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município.

Por Frederico Bussinger