Em comemoração ao Outubro Rosa, no dia 26 de outubro, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), realizou dois eventos voltados para a promoção da saúde da mulher.

Pela manhã, no Jardim de Inverno da instituição, os usuários do Centro de Saúde Oswaldo Cruz (vizinho da Unidade Sede) participaram da tradicional aula de Lian Gong e logo em seguida de uma dança coreografada. A atividade teve ainda lanche coletivo e conversa sobre o câncer de mama e as formas de prevenção.

Simultaneamente, o auditório da Escola recebeu a palestra “Cuidados e orientações para a prevenção ao câncer de mama”, ministrada pelo estudante de Enfermagem e trabalhador da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS) na Escola, Lucas Valentim. O estudante abordou a doença, como ela se desenvolve e o que pode favorecer o aparecimento de um tumor mamário. Lucas ensinou de forma bem orientada e ilustrada como se realiza o autoexame das mamas e sobre a existência de uma prevenção eficaz.

44778850 713828295661863 6317896591768289280 n

Informar para prevenir

Elizabeth Ferreira, trabalhadora da instituição, destaca que aprendeu coisas novas sobre a doença, como alterações na pele, na região dos seios, e nas axilas. “Eu não sabia que a menopausa tardia ou se a mulher nunca ter tido filhos influenciava no desenvolvimento do câncer”, disse. 

De acordo com Lucas, além do acolhimento, o profissional de enfermagem tem o papel de compartilhar conhecimento e oferecer orientação sobre a saúde das pessoas. “Foi um momento grandioso, um avanço no meu crescimento profissional. Enfermagem é amor e paixão”, alegra-se.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990 no Estados Unidos e contribui com um maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e para a redução da mortalidade causada pelo câncer de mama. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a segunda doença mais comum entre mulheres no mundo.
No Brasil, para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer segundo o Ministério da Saúde, que coordena as ações de promoção da saúde da mulher pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Por Scarlet Ferreira (ASCOM/ESP-MG)