A Regional de Saúde de Alfenas realizou, na última quinta-feira, 21 de junho, uma capacitação sobre risco sanitário e preenchimento do formulário de notificações de situações de risco no FormSUS. O evento foi destinado a técnicos da vigilância sanitária da Regional de Alfenas e de municípios da região. O FormSUS é um serviço de criação de formulários, desenvolvido para viabilizar de forma simples e ágil o processo de coleta e disseminação de dados por meio da internet.

Durante a capacitação, a referência técnica da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da SES-MG, Patrícia Maria de Faria e Silva, reforçou a importância do preenchimento do formulário FormSUS pelos fiscais sanitários. Para ela, o preenchimento adequado possibilita uma análise de dados mais apurada, levando ao desenvolvimento de ações mais eficazes e eficientes, de acordo com a realidade local.

Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde

Além da realização da capacitação sobre o FormSUS, a Regional de Saúde de Alfenas encerrou nesta segunda-feira, 25 de junho, a avaliação do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (ProMAVS). Por meio do programa, está sendo realizada a implementação de um sistema regionalizado de vigilância em saúde, visando efetivar a descentralização das ações da área para todos os municípios.

De acordo com Ivana Araújo, coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional de Alfenas, o ProMAVS tem entre seus componentes de avaliação a informação e a comunicação, contemplando a coleta , o registro, o processamento e análise de dados, além da disseminação das informações geradas.

Por Marivalda Cezário

Enviar para impressão