A Regional de Saúde de Uberaba reuniu, na última quarta-feira (20/06), os tutores de amamentação e alimentação complementar de crianças até dois anos de idade da região Triângulo Sul para um momento de troca de experiências e atualização.

Andreza Cristina Machado, referência regional responsável pela reunião, explica que “o objetivo é acompanhar a tutoria realizada nos municípios, o acolhimento de usuárias e da aplicação dos métodos com os demais profissionais das equipes”.

Apoiadora técnica do processo de formação e acompanhamento das tutoras, a enfermeira Suzana Lopes, enfatizou que, “por meio de roda de conversa, foi possível acompanhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais, que é o mais importante neste momento”.

Créditos: Sara Braga

A enfermeira da Unidade de Saúde da Família São Geraldo, do Município de Uberaba, Adervânia Lima, conta que, depois do curso, montou com sua equipe um grupo de gestantes com dificuldades que se reúnem quinzenalmente, sempre sob a condução de um profissional diferente, com temas variados. Adervânia explica ainda que, neste momento, esta iniciando a segunda etapa da EAAB, com a realização de Oficinas de Trabalho nas unidades de saúde de Uberaba.

Outro apoiador técnico do curso, o médico pediatra e professor universitário, Luciano Borges Santiago, abordou diversos assuntos que permeiam o processo de amamentação, tanto do ponto de vista dos profissionais envolvidos, quanto dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, “é muito importante o incentivo à amamentação, inclusive porque toda empresa que investe nisso, permitindo o afastamento da funcionária mãe por seis meses, tem retorno financeiro e humano garantido. Existem estudos que comprovam que a funcionária que tem seu processo de amamentação protegido pela empresa se vincula melhor a ela e tende a gerar mais e melhores resultados”.

Estratégia Amamentação e Alimentação Brasil – EAAB

De acordo com o Ministério da Saúde, a "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil", lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica. A base legal adotada para a formulação da estratégia são políticas e programas já existentes como a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a Política Nacional de Aleitamento Materno (PNAM) e a Rede Cegonha.

Por Sara Braga

Enviar para impressão