A Regional de Saúde de Varginha, por meio dos Núcleos de Redes de Atenção à Saúde e Regulação, promoveu, nessa terça-feira (19/06), uma Capacitação sobre o Registro de Procedimentos realizados nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) por meio dos Sistemas de Registro das Ações Ambulatoriais da Saúde (RAAS) e de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS).

O encontro, que foi realizado no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas, em Varginha, teve como objetivo apresentar a organização da Rede de Atenção Psicossocial, por meio das diversificações das ações e o aperfeiçoamento no cuidado com o usuário. Segundo a referência técnica em Saúde Mental e Urgência e Emergência da Regional de Saúde de Varginha, Poliana Pereira, a reunião focou na “compreensão da Portaria 854 e na qualificação dos registros das ações dos CAPS, Residências Terapêuticas e Unidades de Acolhimento através do correto registro de produção nos Sistemas de Informação”, disse.

A referência técnica, também, falou sobre os desafios da Saúde Mental no país e em Minas Gerais, além de apresentar a Rede, seus componentes, serviços e avanços. Um gráfico de registros de ações no SIA/SUS foi apresentado, com dados de 2017. O perfil dos registros foi comentado e discutido, bem como a importância desta ação para o fomento de análises, respaldo do serviço e tomada de decisões baseadas em evidências para planejamento de ações de saúde.

Créditos: Tânia Corrêa

Durante o encontro, foi destacado a importante integração entre a Regulação do município, Controle, Avaliação e Áreas Técnicas. A produção ambulatorial de cada CAPS da região foi exposta e observações sobre os registros dos mesmos foram realizados e discutidos. O coordenador do Núcleo de Regulação da Regional de Saúde de Varginha, Luiz Wagner, apresentou os procedimentos técnicos no Sistema SIA/SUS, como passo a passo e erros frequentes que são feitos no sistema. “O SAI/SUS recebe o registro dos Boletins de Produção Ambulatorial Individual (BPA-I), faz consolidações e valida o pagamento. É de fundamental importância a presença desses profissionais para alinhamento das ações referentes a inclusão dos dados no sistema”, disse.

No SAI, há três formas de registrar os procedimentos no Sistema. O primeiro é o Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde (RAAS), Boletim de Produção Ambulatorial Individual (BPA-I) e Boletim de Produção Ambulatorial Consolidado (BPA-C).

Colegiado

Nesta quarta-feira (20/06), os profissionais de Saúde Mental estiveram novamente na Regional de Saúde, bem como os membros representantes da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE) e da Superintendência Regional de Ensino (SER), para a 6ª Reunião do Colegiado Regional de Saúde Mental da SRS Varginha.

O encontro foi abordado sobre a Nova Política de Saúde Mental, os impactos na RAPS, os novos componentes e a luta antimanicomial; a implantação dos Fóruns Regionais referentes à Deliberação CIB-SUS/MG nº2.568, bem como demais informes sobre as peculiaridades da Rede no Estado e na região.

Por Tânia Corrêa