A partir do próximo dia 18 de junho, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 86 municípios do Norte de Minas que precisam de tratamento contra o glaucoma voltarão a serem atendidos pela Santa Casa de Montes Claros. A questão foi um dos temas de reuniões unificadas a Comissão Intergestores Regional (CIR) e da Comissão Intergestora da Região Ampliada de Saúde (CIRA) realizadas nesta sexta-feira (08/06), no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria.

A reunião envolveu a participação de dirigentes e técnicos das regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora, do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) e gestores de municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas. O presidente do Cosems no Norte de Minas e secretário de saúde de Berizal, Edvaldo Farias da Silva Filho ressaltou que a partir de julho o encaminhamento dos pacientes à Santa Casa será organizado pelo Núcleo de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

Por esse motivo, para que não ocorram problemas no fluxo de atendimento, até a próxima semana os municípios deverão fazer revisão da lista de pacientes de cada localidade e, caso necessário, incluir novas pessoas na listagem que deverá ser repassada à Secretaria de Saúde de Montes Claros.

Por alguns meses, por falta do recebimento de medicamentos por parte de fornecedores, a Santa Casa paralisou o atendimento dos pacientes com problemas de glaucoma. Porém, segundo Edvaldo Farias, “a partir da próxima semana o fornecimento de medicamentos voltará ao normal e, com isso, os atendimentos dos pacientes residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas será retomado dia 18, incluindo o repasse de medicamentos a pessoas que já estavam em tratamento”.

Ainda durante a reunião da CIRA, o secretário de saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva entregou ofício ao superintendente da Regional de Saúde de Montes Claros, Maquieden Durães Viriato solicitando a habilitação de serviço de atendimento de pacientes com glaucoma em Taiobeiras. O secretário ressaltou a importância da ampliação de serviços nas microrregiões de saúde do Norte de Minas “levando-se em conta a necessidade de descentralização dos atendimentos de Montes Claros, o que proporciona grande fluxo diário de pacientes para o município”.

Na mesma linha de raciocínio Maquieden Durães frisou que a apesar da crise financeira pela qual o país tem passado, a articulação dos gestores de saúde com o Cosems-MG e com a Secretária de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem proporcionado a superação de dificuldades em vários setores.

Nesse contexto, salientou o superintendente, “a microrregião de saúde Salinas/Taiobeiras tem implementado importantes ações voltadas para a melhoria e ampliação dos serviços de saúde, proporcionando agilidade no atendimento das demandas dos usuários do SUS”.

Para breve, lembrou o superintendente, está previsto o funcionamento de uma unidade de terapia intensiva neonatal no Hospital de Taiobeiras, conforme entendimentos que já estão em estágio avançado junto ao Ministério da Saúde. Por outro lado, em Salinas, o atendimento de pacientes oncológicos também está conquistando novos avanços, o que proporciona agilidade e maior comodidade aos atendimentos de pessoas acometidas por câncer na região do Alto do Rio Pardo.

A secretária de saúde de Salinas, Marlúcia de Fátima Maia reforçou a importância das microrregiões de saúde do Norte de Minas terem o apoio necessário para ampliação e melhoria dos serviços prestados aos usuários do SUS, uma vez que a região possui grande extensão territorial e a concentração dos atendimentos em Montes Claros aumenta os gastos financeiros dos municípios, além de causar transtornos aos pacientes.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira. Costuma atingir pessoas acima de 35 anos de idade. Uma das causas pode ser obstrução do escoamento de um líquido que existe dentro do olho chamado humor aquoso.

No glaucoma crônico, os sintomas costumam aparecer em fase avançada, isto é, o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a "visão tubular", que ocorre quando há grande perda do campo visual (perda irreversível). Se a doença não for tratada, pode levar à cegueira.

GRIPE

Durante a reunião da CIRA a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão lembrou que no próximo dia 15, sexta-feira, termina a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Porém, salientou a coordenadora, “os municípios que não alcançarem a meta de vacinar 90% do público prioritário deverão dar continuidade à Campanha incluindo a busca ativa de pessoas que ainda não foram vacinadas, principalmente gestantes, idosos e crianças”.

Por Pedro Ricardo