O município de São Gonçalo do Sapucaí promoveu, nessa quinta (07/06) e sexta-feira (08/06), em parceria com a Unidade Regional de Saúde de Varginha, o II Encontro Regional dos Trabalhadores do Serviço Público Odontológico (ESPO), no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Campus Varginha.

O evento é fruto de projeto “Profissionais Capacitados para uma Atenção à Saúde Bucal mais Resolutiva”, elaborado pelo município de São Gonçalo do Sapucaí, e premiado pelo InovaSUS.

Profissionais odontólogos dos municípios jurisdicionados à Regional de Saúde de Varginha, além de 4 municípios das Regionais que compõem a Região Ampliada Sul, estiveram presentes no evento, que contou com 2 módulos: Especialidades Odontológicas e Atenção Básica.

Para o primeiro, foram tratados os temas Terapia Cirúrgica Periodontal, por Luiz Fernando Ferreira Oliveira, professor e especialista em Periodontia; Cirurgias Odontológicas Ambulatoriais, apresentado pelo professor e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Átila Roberto Rodrigues; e Novas Perspectivas do Uso do MTA na Odontologia, pelo professor e Especialista em Endodontia Bruno Martini Guimarães.

Já para o módulo Atenção Básica, foram convidados os profissionais Marcus Vinicius Diniz Grigoletto, professor e Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva, e Silvio Carlos Coelho de Abreu, professor e Especialista em Odontologia Social, para tratarem sobre a Organização da Demanda dos Serviços Odontológicos. Sobre as Possibilidades e Limitações do uso de Materiais Restauradores diretos na Atenção Primária, foi convidado o professor e Especialista em Dentística Restauradora, Marcos Ribeiro Moyses.

Créditos: Tânia Corrêa

Para Augusto César Raimundo, odontólogo do município de São Gonçalo do Sapucaí, premiado pelo InovaSUS e idealizador do evento, “poder reunir tantos profissionais da região neste evento, guiado por profissionais palestrantes tão capacitados, é uma satisfação”.

Experiências exitosas foram expostas por banners no hall de entrada do evento, por meio dos quais os participantes puderam conhecer o trabalho de profissionais que obtiveram resultados positivos em ações de saúde bucal pública.

Caroline Amaro, Referência em Saúde Bucal da Regional de Saúde de Varginha, apoiadora do evento, ressaltou que “esse encontro foi uma boa oportunidade de aperfeiçoamento e de troca de experiências entre os dentistas, sobre temas que são constantemente vivenciados no dia a dia da equipe de saúde”.

Por Tânia Machado