Nessa quinta-feira (17/05), foi realizada, no Posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual, em Divinópolis, uma blitz educativa voltada para a abordagem aos motociclistas. A Ação faz parte do Maio Amarelo e contou com a participação da Unidade Regional de Saúde de Divinópolis, do Departamento de Estradas e Rodagens (DEER-MG), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Divinópolis (Settrans), Nacentes das Gerais e Honda.

Crédito: Willian Pacheco

O tema da campanha deste ano é “Nós somos o trânsito” e é caracterizada como um movimento internacional que tem o objetivo de promover a segurança viária, atuando para salvar vidas nas rodovias de todo o mundo.

No Sistema Único de Saúde (SUS), os acidentes de trânsito são responsáveis por uma das principais causas de internação e mortes no país, contribuindo para a diminuição da expectativa de vida da população.

“Esta mobilização é de fundamental importância para identificar os fatores de riscos, promover a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis. As ações são realizadas por meio de segmentos da sociedade e por intermédio de campanhas publicitárias e de processos educativos permanentes”, disse a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológia, Deborah Patrícia Yunes Soares.

Na ocasião, os motoristas foram abordados e orientados para uma vida saudável e responsável no trânsito e adesivos refletivos foram colocados nos capacetes dos motociclistas.

A ação teve o objetivo de alertar os motoristas que passavam pelo local para terem consciência da responsabilidade como motoristas e pedestres.

Para o Agente Fiscal de Trânsito do DEE-MG, Helson Campos Soares, a blitz teve um impacto positivo. “A ação foi muito tranquila. Abordamos 100 motoqueiros que tiveram seus capecetes adsivados ou limpos. Ações assim dão um reflexo positivo no resultado, conscientizando cada um”, pontuou.

O Agente de Trânsito da Settrans, Adnaldo José Rosa, considerou o trabalho da manhã desta quinta-feira como fundamental, pois além de abordar os motociclistas houve uma parceria com outros setores. “É uma iniciativa muito boa, principalmente por esta abordagem aos motociclistas”, destacou.

Já de acordo com o Major da 7ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária, Paulo Antônio de Moraes Paula, a blitz permitiu aos órgãos parceiros dar visibilidade ao tema prevenção nas vias, mostrando que é possível ter um trânsito melhor. É de suma importância este trabalho para alertar sobre o trânsito uma vez que o Brasil tem 50 mil mortes por ano nas vias e rodovias ”, finalizou o Major.

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão