Com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, o Movimento pela Reforma Psiquiátrica chega em seu 31º ano em 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Pauta do VI Encontro Colegiado Gestor de Saúde Mental, na última sexta-feira, 11/05, a Regional de Saúde de Uberlândia mobilizou as 18 secretarias para a importância em sensibilizar o poder público e a sociedade para as diretrizes da Reforma Psiquiátrica.

Em Minas Gerais, as políticas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), que dizem respeito à Saúde Mental, estão sustentadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. A proposta é baseada em uma rede de serviços públicos, substitutivos aos hospitais psiquiátricos, conhecida como Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Compõe esta rede pontos estratégicos e prioritários na Atenção Primária em Saúde, Atenção Psicossocial e Atenção Hospitalar, entre outros.

A partir de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aumentou o número de serviços estratégicos na Rede em Minas Gerais e na região. Atualmente existem 339 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Estado. Na Regional de Saúde de Uberlândia são quinze CAPS. Desses, quatro são especializados em Álcool e Drogas e estão nas cidades de Uberlândia (2), Araguari (1) e Patrocínio (1). Segundo a psicóloga e referência técnica em saúde mental da Regional de Saúde de Uberlândia, Maria Lúcia dos Reis, apesar da ampliação dos serviços, a Secretaria está fazendo um esforço técnico para melhorar os processos de trabalho, integrar os serviços da rede e deste com os usuários. “É importante que o trabalho na Rede tenha uma lógica aberta, substitutiva a antimanicomial”, defendeu a psicóloga.

Créditos: Priscila Fujiwara

“O grande objetivo da reforma é fazer com que pessoas portadoras de doenças mentais deixem de ser internadas por muito tempoem hospitais psiquiátricos e manicômios”, reforçou o coordenador do CAPS na cidade de Prata, Airton Vieira Arantes Júnior. “As pessoas não podem ser retiradas de seu convívio, elas precisam ser relocadas na sociedade para que continuem recebendo o tratamento adequado em liberdade e não fechadas em manicômios. Se necessário, este tratamento deve ser extensivo aos familiares”, finalizou.

Durante o VI Encontro Colegiado Gestor de Saúde Mental, a Regional também discutiu a atualização do Plano de Ação Regional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

De responsabilidade dos municípios, o CAPS atende prioritariamente pacientes graves em crise que, ao estabilizarem, são referenciados às Unidades Básicas de Saúde para acompanhamento ambulatorial, onde o paciente pode ficar em permanência dia e noite até a estabilização do quadro. Durante esse período são desenvolvidas ações de tratamento e de reabilitação e inclusão psicossocial com a família de modo a não cronificar a pessoa, como ocorria na internação manicomial. “Os CAPS oferecem um tratamento global aos pacientes, pois é formado por uma equipe multidisciplinar, entre coordenador, psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiros entre outros que também trabalham com oficinais terapêuticas”, complementou o coordenador.

Clique aqui e confira a lista dos CAPS em Minas Gerais.

Conscientes da importância da discussão do tema, as secretarias de saúde das cidades de Araguari, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Patrocínio, Prata, Uberlândia; o Coletivo Dê Lírios, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC – UFU) e a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) irão promover ações ao longo de semana para sensibilizar a sociedade civil. “A data do dia 18 de maio é um marco simbólico que chama a atenção de todos para a consolidação da política Antimanicomial e a organização da rede, por isso é importante a participação de todas as instâncias governamentais, dos movimentos sociais, os usuários, dos familiares”, finalizou a referência em saúde mental.

Clique aqui e confira a agenda de atividades da Semana de Luta Antimanicomial  de Uberlândia e região.

Por Priscila Fujiwara

Enviar para impressão