Neste sábado, (12/05), aconteceu o Dia D de Mobilização Nacional para a Vacinação contra a Gripe (Influenza). As salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram abertas em todo o estado para que as pessoas pudessem se vacinar. Na sexta-feira, 11/05, a cobertura vacinal estava em 37%, com a ação subiu para 43%.

Como o índice se encontra abaixo do esperado, o Dia D é uma oportunidade para garantir acesso àquelas pessoas que ainda não puderam se vacinar. O objetivo é vacinar mais de 5 milhões de mineiros durante toda a campanha que vai até o dia 1° de junho.

Em Belo Horizonte, a Prefeitura de BH e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram o Dia D no Centro de Saúde do Bairro Camargos, localizado na rua Luiza Rua Luiza Efigênia Silva, 159. A ação contou durante a manhã com o grupo “Mobiliza SUS” da prefeitura Municipal de Belo Horizonte que animou as crianças. Para os adultos, outras atividades recreativas como dança e Liang Gong animaram o sábado de prevenção.

Foto: Juliana Gutierrez / SES-MG.

A Diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida, explica que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da Gripe, protegendo contra três vírus diferente da influenza. Na véspera do dia das mães, época em que muitas pessoas viajam para estar junto dos familiares distante, Janaína lembra que as unidades estão autorizadas a vacinar pessoas que estão fora do seu município.

“Quem está viajando também pode ser vacinado hoje. Àquelas pessoas que estão fora do domicilio visitando as mães, por exemplo, também está garantida a oportunidade de se vacinar. E quem tem mãe com mais de 60 anos ou em outro grupo de risco deve levá-la junto, porque cuidado também é um presente”, disse.

A mamãe do Davi Lucas de 3 anos, Carla Francisco de Almeida, esteve na unidade levando o filho. Sem chorar, o menino foi uma das primeiras crianças a ser imunizada hoje. “Trouxe ele bem cedo, porque queria garantir. O Davi fica gripado constantemente, mas de forma leve, porque eu nunca deixo de vacinar. Mãe é isso – cuidar e proteger”, disse Carla.

Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Transmissíveis, Gilmar Rodrigues, até o momento foram notificados 473 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 292 (61,7%) com amostra coletada e processada. Dos casos com amostras processadas, 7,5% (21/292) foram classificados como SRAG por Influenza e 16,8% (49 /292) como outros vírus respiratórios. Dos casos associados a Influenza, 86,4% (19/21) eram Influenza A e 9,1% (2/21) Influenza B.

“Com a chegada do período mais frio, a tendência é realmente aumentar os casos de gripe. A vacina protege as pessoas de complicações relacionadas à doença. Evita internações e mortes”, disse Gilmar.

» Outras informações no boletim epidemiológico, clique aqui.

Dia dedicado à prevenção

“O Dia D é muito importante para a campanha, porque é voltado para as pessoas que trabalham durante a semana e não podem comparecer nas unidades de saúde. É uma oportunidade de ter acesso à vacina sem comprometer os compromissos diários”, afirmou Eva Lídia, Coordenadora de Imunização da SES-MG. Esse é o caso da professora Lídia Cristina Braga, mãe da Sofia de 2 anos. Lídia também faz parte do grupo prioritário que tem direito a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde. Por isso, ela também aproveitou a oportunidade para se vacinar: “Gosto de vim no dia D vacinar porque assim não preciso perder dia de trabalho. Além disso, se houver alguma reação negativa à vacina tenho o resto do final de semana para cuidar dela”.

Eva Lídia contou que os professores fazem parte do grupo com menor cobertura até o momento, junto com as crianças e as gestantes: “Muitos professores estão achando que esse ano não tem direito a vacinação e não estão vindo, porém não é verdade. Os professores fazem parte do público alvo”, disse.

Quem pode receber a vacina pelo SUS?

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • Gestantes;
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);
  • Mulheres e homens com 60 anos ou mais;
  • Trabalhadores de saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade