Com investimentos viabilizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) o Corpo de Bombeiros e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun) intensificaram nesta sexta-feira, 11/05​, os treinamentos para a implantação do serviço aeromédico no Norte de Minas. Com aulas teóricas e práticas, utilizando helicóptero da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas, profissionais de saúde do Serviço Móvel de Urgência do Norte de Minas – (Samu Macro Norte) participaram de treinamento no campus da Universidade Estadual de Montes Claros – (Unimontes).

Entre os temas abordados a capacitação envolveu o suporte básico de vida nas emergências clínicas e traumáticas; técnicas de salvamento e resgate de vítimas em terra, água e montanhas. Isso porque, a aeronave adquirida pelo Governo do Estado também será utilizada no resgate de vítimas em áreas remotas; transferência de pacientes e órgãos; apoio a equipes de busca, salvamento e combate a incêndios.

Créditos: Pedro Ricardo

O superintendente regional de saúde de Montes Claros, Maquieden Durães Viriato entende que o investimento do Governo do Estado na implantação do serviço aeromédico “trará consideráveis avanços para salvar vidas, uma vez que pelo fato do Norte de Minas possuir grande extensão territorial e muitas pessoas que necessitam de socorro médico de urgência e emergência acabam morrendo dentro de ambulâncias, antes de chegarem a um serviço que tenha condições de lhes prestar assistência adequada”.

Demanda

O assessor técnico da Coordenação Médica do Samu Macro Norte, Antônio José Marinho Cedrin também avalia que a implantação do serviço aeromédico trará avanços, sobretudo para pessoas vítimas de poli traumatismos. ​“Temos uma grande demanda reprimida de socorro a pessoas que necessitam de atendimento médico de urgência e emergência no Norte de Minas. Essa realidade será conhecida a partir da implantação do serviço aeromédico, mas a conclusão a que se pode chegar é a de que, quem vai ganhar é a população”, observa Antônio Cedrin.​

​Atuando numa área de 122 mil quilômetros quadrados, em 2017 o Samu Macro Norte realizou mais de 42 mil atendimentos, entre casos clínicos, psiquiátricos, vítimas de acidentes de trânsito e parturientes, o que equivale a uma média superior a 115 atendimentos por dia.​ ​O assessor técnico do Samu revela que o helicóptero adquirido pelo Governo do Estado está passando por ajustes na Helibras e será disponibilizado para o Corpo de Bombeiros assim que for liberado pela empresa brasileira fabricante de helicópteros.

A médica do Samu, Lilian Cristiane Brito Fernandes explica que, além da capacitação dos profissionais que vão atuar no serviço aeromédico junto com o Corpo de Bombeiros, o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas também está tomando todas as providências para que o trabalho tenha êxito. Para isso, a articulação das ações conta com a participação de representantes da Central de Regulação de Leitos e dos hospitais, para que o atendimento nas unidades de urgência e emergência tenha eficácia.

Por Pedro Ricardo