A Biblioteca da Fundação Ezequiel Dias (Funed) será reaberta nesta sexta-feira (11/05), a partir das 10h30, depois de passar por obras de reestruturação. A reabertura acontece no 138º aniversário do patrono da Funed, Ezequiel Dias, responsável por dar início ao rico acervo da biblioteca.

Para marcar a reabertura do espaço, a biblioteca passa a chamar-se “Biblioteca João Carlos Pinto Dias”, uma homenagem ao ex-presidente (1991/1992) e atual membro do Conselho Curador da Funed. João Carlos é neto de Ezequiel Dias e dedica sua carreira à pesquisa da doença de Chagas.

Para marcar a reabertura do espaço, a biblioteca passa a chamar-se “Biblioteca João Carlos Pinto Dias”, uma homenagem ao ex-presidente (1991/1992) e atual membro do Conselho Curador da Funed. João Carlos é neto de Ezequiel Dias e dedica sua carreira à pesquisa da doença de Chagas.

História

A Biblioteca da Funed foi fundada junto com a instituição, quando ela ainda funcionava na Rua da Bahia e era conhecida como filial mineira do Instituto Oswaldo Cruz. No início, o acervo foi formado com arremates de bibliotecas do Rio de Janeiro e do exterior, permutas e compras de livros, feitos por iniciativa de Ezequiel Dias.

O pesquisador mantinha o acervo atualizado com a mais moderna literatura científica da época, que permanecia disponível aos demais pesquisadores. Na época, a biblioteca realizava saraus para resumir e comentar artigos científicos recém-chegados. Compareciam aos encontros, médicos, estudantes, pesquisadores e professores.

Ezequiel Dias chegou a Belo Horizonte junto a outros pesquisadores, com a intenção de se tratar de uma doença muito comum na época: a tuberculose. Com a vinda de Ezequiel e uma proposta de seu concunhado e mestre Oswaldo Cruz, em 1907, o pesquisador teve a oportunidade de presidir a filial mineira do Instituto Oswaldo Cruz.

Após o falecimento de Ezequiel, ocorrido em 1922, o Instituto foi renomeado em sua homenagem e, já na Rua Conde Pereira Carneiro, no bairro Gameleira, passou a chamar-se Fundação Ezequiel Dias.

O acervo da biblioteca vem crescendo a cada ano com a adição de novas obras, de teor científico e literário, e conta também com uma DVDteca com mais de mil títulos. Todo este acervo estará mais uma vez a disposição do público interno da Funed para empréstimos, pesquisa, estudo, leituras e outras atividades relacionadas.

Laboratório de Informática

Com a reabertura da biblioteca, os servidores passam a contar, também, com uma sala de informática equipada com 20 novos computadores, um datashow e estrutura para acompanhamento dos cursos de Ensino à Distância (EAD) ofertados pela Funed, além de consultas, estudos e cursos presenciais a serem ministrados na própria sala.

Como funciona o empréstimo?

O público interno, como servidores, estagiários e bolsistas, tem acesso ao acervo da biblioteca a partir de um cadastro realizado no local. O prazo de empréstimo é de 15 dias para livros e de um dia para filmes, podendo ser renovado, caso não haja reserva para o título. Cada pessoa tem o direito ao empréstimo de dois livros científicos, dois livros de literatura, quatro livros infantis e um filme por vez, ou dois filmes, se for associado da Associação de Trabalhadores da Funed (Asstraf).

A biblioteca funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O laboratório de informática irá funcionar no mesmo horário da biblioteca, podendo sofrer alteração de acordo com os eventos e cursos que possam ser agendados. A biblioteca não possui horário de almoço, para facilitar o acesso dos servidores. Para o público externo, a biblioteca da Funed está disponível apenas para visitação e consulta local ao acervo.

Números da biblioteca

  • 8.051 Livros Científicos
  • 57.000 Periódicos
  • 1.200 Artigos
  • 498 Teses
  • 1.028 DVDs
  • 2.174 livros de Literatura

 

Por Funed / ASCOM