A Regional de Saúde de Teófilo Otoni, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nanuque, promoveu nesta quarta-feira (09/05), capacitação voltada para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE). A capacitação teve como objetivo padronizar as atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), orientando os agentes a respeito das atribuições dos agentes de saúde, e foi ministrada pela referência Técnica do Núcleo Regional em Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte.

DSCN0346

“Discutimos juntos com os Agentes Comunitários de Saúde das unidades de PSF a Mobilização Social, na qual Agentes de Endemias e Agentes de Saúde estarão preparados para atuarem nos domicílios, grupos sociais, empresas e demais setores. Sabemos que será uma parceria entre ambas as categorias profissionais e todos os coordenadores envolvidos e responsáveis pelo combate a dengue e arboviroses”, ressaltou a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Alda Câmara Rodrigues.

De acordo com o supervisor de endemias da área de Nanuque, Rogério de Souza Gonçalves, essa capacitação visa promover a integração das ações de prevenção à saúde entre ACS’s e ACE’s. Isto porque são eles que realizam suas atividades no mesmo espaço físico (domicílios e bairros) do município em que atuam.

“Este trabalho conjunto fará a população se conscientizar de forma mais séria, sobre sua participação individual neste processo. Todos temos de fazer nossa parte, para que a população tenha uma melhor qualidade de saúde, evitando determinados tipos de doença”, afirmou Rogério.

Por Lineu Cardoso

Enviar para impressão