No Sistema Único de Saúde (SUS), os acidentes de trânsito são responsáveis por uma das principais causas de internação e mortes no país, contribuindo para a diminuição da expectativa de vida da população. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o Brasil em 4º lugar no total de mortes no trânsito, posicionando-se atrás apenas de China, Índia e Nigéria.

A partir de ações intersetoriais com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), Secretaria de Trânsito e Transportes de Uberlândia (SETTRAN), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento da Estrada de Rodagem (DER), durante o mês de maio, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) irá apoiar a campanha Maio Amarelo.

O Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder púbico e a sociedade civil para colocar em pauta a segurança no trânsito, explicou Maria Inês Marques, referência em Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Regional de Saúde de Uberlândia. Em seu quinto ano, com o mote “Nós somos o trânsito”, o movimento tem o objetivo de tratar a segurança no trânsito como resultado de um esforço coletivo, no qual cada motorista e pedestre, por meio de suas escolhas, tem participação e responsabilidade.

Com uma frota de 9.9 milhões de veículos em Minas Gerais, em 2015, o Estado registrou 3.321 mortes causados por acidentes de trânsito, segundo os dados do Observatório Nacional de Segurança Viária. Destes, 48% foram provocados por automóveis e 27% por motocicletas. “Os acidentes hoje são considerados uma epidemia em saúde pública. E o Movimento vem para alertar a população para que adotem um comportamento mais seguro e responsável, sempre avaliando os riscos a que estariam expostos em seus trajetos diários”, completou a referência.

Uma das estratégias da Secretaria é descentralizar as ações nas 28 Regionais de Saúde. Em Uberlândia, a Superintendência Regional irá participar de quatro blitz educativas que acontecerão na cidade. Em parceria com a regional de educação, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o DER e a Secretaria de Trânsito e Transportes de Uberlândia (SETTRAN), servidores dos órgãos e alunos de escolas estaduais irão orientar a população quanto a boas práticas no trânsito.

Blitz Educativas

A partir desta sexta-feira (04/05), as equipes estarão em quatro pontos da cidade. No primeiro dia da blitz, alunos do segundo e terceiro ano da Escola Estadual Bueno Brandão participação da ação orientando e dando dicas aos motoristas para que evitem acidentes. “É uma forma dos alunos estarem ensinando e aprendendo. Eles educam as pessoas que já tem habilitação e ao mesmo tempo aprendem para quando foram condutores futuramente”, reforçou Cássio Mendes, professor de história, ao explicar a importância da participação dos alunos na ação educativa.

Praça Tubal Vilela

Das 09h às 11h

Avenida Rondon Pacheco (próximo ao Praia Clube)

Das 09h às 11h