Com o tema “Nós Somos o Trânsito”, o município de Montes Claros, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), abriu nessa sexta-feira (04/05), a Campanha Maio Amarelo. A solenidade de lançamento, realizada na Praça Pio XII, região central da cidade, contou com a participação de estudantes e representantes da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros – (MCtrans), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sindicato dos Rodoviários, Serviço Móvel de Urgência – (Samu), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais(DEER-MG), 55º Batalhão de Infantaria do Exército, Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas.

Crédito: ASCOM Prefeitura de Montes Claros

Para a realização da Campanha no município, a SES-MG repassou à MCtrans cartazes, adesivos e folders alusivos ao Maio Amarelo. Para chamar a atenção da população para a Campanha, foi disponibilizado ao município, também, gelatina na cor amarela que será colocada em refletores para iluminação de prédios públicos.

A referência técnica em promoção da saúde do Núcleo de Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Graciele Helena Fernandes, entende que a parceria, envolvendo diversos órgãos públicos e a SES-MG, reforça a importância das ações implementadas durante o Maio Amarelo, levando-se em conta a necessidade de todos os segmentos da população serem conscientizados sobre a necessidade de redução dos acidentes e da violência no trânsito.

Durante a solenidade de abertura do evento, a major Graciele Rodrigues, comandante da 11ª Companhia da Polícia Militar, ressaltou a importância da Campanha Maio Amarelo levando em conta o alto índice de acidentes de trânsito que anualmente ocorrem no país.

“Investir na prevenção é a melhor alternativa para o Brasil reduzir os acidentes que, anualmente, ceifam milhares de vidas e deixam outras milhares de pessoas com sequelas, muitas vezes graves”, lembrou a comandante.

Na mesma linha de raciocínio o comandante do 55º Batalhão de Infantaria do Exército, Tenente-Coronel, Alexandre Ferreira salientou a importância de se investir na conscientização das crianças e dos estudantes quanto à importância da valorização da vida.

“Só assim teremos condições de criar um ambiente favorável para que as novas gerações tenham uma mentalidade mais consistente no sentido de garantir um trânsito mais seguro para todos e sem violência”, conclui o Tenente-Coronel.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Serviço Móvel de Urgência do Norte de Minas – (Samu Macronorte), Ubiratan Lopes, lembrou que a conscientização da população quanto à necessidade de reduzir a violência no trânsito é de fundamental importância. Em Montes Claros, 40% das solicitações diárias de atendimento recebidas pelo Samu se referem a acidentes de trânsito, em sua maioria envolvendo motociclistas.

“O grande número de ocorrências recebidas sobrecarrega não apenas o Samu, mas todos os demais serviços de saúde”, reforçou Ubiratan.

Por sua vez, o presidente da MCtrans, José Wilson Ferreira Guimarães, salientou que o foco de atuação do município está voltado para a conscientização dos motociclistas quanto à importância da redução dos acidentes de trânsito. Segundo o presidente, mais de 70% dos acidentes registrados em Montes Claros envolve motociclistas que, muitas das vezes são fatais ou deixam sequelas, algumas graves.

Durante todo o mês, a Mctrans, em parceria com a Polícia Militar e outros órgãos governamentais, darão continuidade à Campanha Maio Amarelo com a realização de blitz educativa, entre outras atividades.

Por Pedro Costa