O pesquisador Luiz Carlos Júnior Alcântara, da Fiocruz do Rio de Janeiro, esteve na Fundação Ezequiel Dias (Funed), entre os dias 25 e 27/4, para ministrar a palestra ZIBRA 2: análise do vírus zika no Brasil (2ª Etapa) e treinar a equipe do Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR). A ação faz parte de um projeto desenvolvido pela Fiocruz da Bahia, que tem como objetivo realizar a vigilância genômica das arboviroses causadas pelos vírus zika, chikungunya e febre amarela no Brasil.

Crédito: Jota Santos

O projeto pretende sequenciar os genomas destes vírus nas amostras de pacientes cujo resultado da análise laboratorial foi positivo. Luiz Carlos explica que este projeto tem a particularidade de utilizar a tecnologia de um sequenciador de 3ª geração, o MinIon. “A vigilância, que ia antes até o diagnóstico, agora vai além, até a era genômica. Assim, é possível sequenciar o genoma do vírus e entender como um determinado surto ou epidemia surgiu, oferecendo uma maneira de prever esses acontecimentos, tornando o processo, de fato, vigilante”, destaca o pesquisador.

Luiz Carlos acrescenta ainda que, caso o Ministério da Saúde venha a aderir a esta tecnologia, teremos profissionais capacitados nos Lacen’s do país. Por isso, o projeto, que tem o apoio do próprio Ministério e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), teve as etapas do treinamento iniciadas em 2016, nos estados do Nordeste e em 2017 na região Norte do país, compreendendo inclusive a região Amazônica. No Sudeste, o primeiro treinamento ocorreu em Belo Horizonte, durante o período de surto da febre amarela. Em 2018, seguiu para São Paulo, Rio de Janeiro e agora retornou para Belo Horizonte, mais uma vez por causa do avanço da febre amarela.

Além dos servidores do SVR, participaram do treinamento na Funed alunos e pesquisadores da África do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Manaus.

O projeto será finalizado na região Centro-Oeste de forma itinerante, por meio de laboratórios adaptados em um moto-home, revelou Luiz Carlos. Em julho, com o apoio da OPAS América do Sul, Central e Caribe, um projeto-piloto segue para o Paraguai e, no fim do ano, para a Costa Rica.

Ex-aluno

Durante sua estada na Funed, Luiz Carlos Júnior Alcântara visitou o presidente Vanderlei Machado, de quem foi aluno no curso de Farmácia, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O presidente disse que ficou honrado por reencontrar o ex-aluno na Funed e feliz por vê-lo envolvido em projetos de tamanha relevância e alcance no país.

Por Luciane Marazzi

Enviar para impressão