Em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares da SES-MG, e em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, do dia 18/06 a 03/08, o curso semipresencial de auriculoterapia. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://auriculoterapiasus.ufsc.br.

Profissionais de saúde de nível superior da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), lotados em equipes de Saúde de Família, unidades básicas ou centros de saúde tradicionais, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipes de atenção domiciliar, consultórios de rua, equipes de saúde fluvial e similares, incluindo também os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e centros de referência em reabilitação poderão participar da capacitação.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 07/05 a 21/05, através do site da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC). A etapa EAD terá início no 18/06 e a etapa presencial, realizada em BH, acontecerá no mês de agosto, nos dias 02 e 03, das 7h às 19h.

Cada profissional deverá escolher um polo regional no ato da solicitação de inscrição para realizar a etapa presencial.

Ao todo, serão oferecidas 70 vagas que irão compor 4 turmas do curso.

Auriculoterapia

  • Trata-se de uma técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha, onde todo o organismo se encontra representado como um microssistema. Para saber mais sobre PICs, acesse: www.saude.mg.gov.br/pics

Serviço:

  • Curso semipresencial de auriculoterapia para profissionais da Atenção Básica
  • Carga horária: 80 horas (75h a distância e 5h presenciais)
  • Público-alvo: profissionais de saúde de nível superior da atenção básica, lotados em equipes de Saúde de Família, unidades básicas ou centros de saúde tradicionais, NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), equipes de atenção domiciliar, consultórios de rua, equipes de saúde fluvial e similares, incluindo também os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e centros de referência em reabilitação.
  • Abertura das inscrições: 07/05 à 21/05 no site http://auriculoterapiasus.ufsc.br
  • Homologação das inscrições: 21/05 a 15/06
  • Etapa EAD: início 18/06
  • Etapa presencial em BH: 02/08/2018 e 03/08/2018 das 7 às 19h

Por Jornalismo SES-MG