Com o objetivo de promover uma atualização técnico-científico para o enfrentamento do período de sazonalidade da influenza (gripe)​, a Regional de Saúde de Pedra Azul ​promoveu n​a​ quinta, dia 12/04, um Simpósio de Atualização em Influenza, que contou com a participação de médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos hospitais da região que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Pedra Azul, Michele Ferraz, apresentou o cenário epidemiológico da influenza no Estado de Minas Gerais, no período de 2009 a 2017, com destaque para os anos de 2009, 2012, 2013, 2016 e 2017, que somam 600 óbitos em decorrência da doença. “A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país. Para combater a doença, a vacinação é uma das medidas mais efetivas para prevenção da influenza grave e de suas complicações”, alertou.

A referência técnica de Influenza da Regional de Saúde de Pedra Azul, Davidson Castro, abordou os aspectos clínicos da doença, o diagnóstico e manejo correto dos casos, além da importância da notificação e ações de vigilância e controle. “O simpósio é de suma importância para alinharmos as ações realizadas com a rede de assistência, pois somente com condutas adequadas poderemos evitar complicações e óbitos em nossa região”, defendeu.

Créditos: Allan Campos

A referência médica de influenza da Regional de Saúde de Pedra Azul, Olívia Rafael, explicou como deve ser feito o uso de antivirais na infecção por influenza, os antivirais, os tipos de vírus e como deve ser feito o tratamento de pacientes com Síndrome Gripal (SG) e também dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), onde é necessária a notificação da doença. “A Síndrome Gripal é a manifestação mais comum da doença e se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Quando estes sintomas vêm associados a uma dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização, o quadro apresentado é a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Neste caso, a notificação às autoridades de saúde é obrigatória na ocorrência de hospitalização ou óbitos”, explicou.

O coordenador de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Pedra Azul, Thales Veloso, destacou o fluxo para solicitação de medicamentos e sua distribuição para os municípios. “O farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde deve solicitar os medicamentos via SIGAF (Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica). Os municípios devem manter um estoque de medicamentos para atender à​s demandas das suas unidades básicas de saúde e dos hospitais. É muito importante ficar atento aos prazos de solicitação para que não ocorra desabastecimento dos medicamentos para atender os pacientes com os sintomas de síndrome gripal aguda”, lembrou.

Outro tema apresentado na reunião foi a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A coordenadora de imunização da Regional de Saúde de Pedra Azul, Stefane Cardoso, informou que a campanha inicia no dia 23 de abril e vai até o dia 1 de junho, sendo que o dia D será em 12 de maio, no sábado. Fazem parte do público alvo da campanha: crianças na faixa etária de seis meses a menos de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Por Allan Campos