A Regional de Saúde de Januária e a Regional de Saúde de Montes Claros, através dos seus respectivos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Ambiental e Saúde do Trabalhador, realizaram nessa quinta-feira (12/04), uma Capacitação em Diagnóstico, Manejo Clínico e Tratamento para profissionais médicos dos municípios jurisdicionados pela regional de Januária.

O objetivo principal do treinamento conscientizar os profissionais de saúde quanto à importância do diagnóstico e tratamento mais precocemente possível, com consequente redução de óbitos.

A Capacitação foi ministrada pelo professor Dr. Silvio Fernando Guimarães de Carvalho, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e consultor do Ministério da Saúde para Calazar.

Segundo Emmanuel Rodrigues, Coordenador da Área Temática da Vigilância em Saúde da regional de saúde de Januária, os assuntos abordados na capacitação são pertinentes à necessidade dos profissionais, uma vez que foi reforçada a necessidade de detecção e tratamento precoce dos casos humanos.

Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença infecciosa grave, causada pelo protozoário Leishmania (Leishmania) chagasi, transmitida pelo vetor Lutzomia longipalpis e que possui como principal reservatório na área urbana o cão (Canis familiaris).

A Leishmaniose Visceral está em expansão no Brasil com registros de casos em 21 Estados do país. Sua ocorrência é descrita em Minas Gerais na região Norte desde a década de 1940 e no Vale do Rio Doce desde 1960 e atualmente há casos registrados em 233 municípios concentrados nas regiões norte, centro e nordeste.

A Unidade Regional de Saúde Januária, localizada na região Norte do Estado de Minas Gerais, possui vinte e seis municípios e uma população estimada de 411.357 habitantes. Dos 26 municípios que compõem a Regional, 21 (80%) já apresentaram casos autóctones de leishmaniose visceral humana, considerado o histórico dos anos de 2012 a 2017.

Por Maria Regina de Oliveira