A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, nessa quinta-feira (12/04), uma reunião para sensibilizar as referências municipais do Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP) sobre a importância de realizar as notificações e monitoramento integrado de vigilância em atenção à saúde de condições relacionadas às infecções durante a gestação, identificadas no pré-natal, parto e puericultura.

DSC08877

A enfermeira e referência técnica da Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança da Regional Pedra Azul, Ana Cristina Cardoso, realizou uma apresentação sobre o protocolo de orientações integradas de vigilância e atenção à saúde no âmbito da emergência de saúde pública de importância nacional. O protocolo traz as definições de como realizar as notificações, investigações e classificações dos casos e novas orientações para investigação laboratorial e continuidade do cuidado na rede de Atenção à Saúde.

“É o protocolo que irá orientar os profissionais sobre como realizar o registro no RESP, no Sistema de informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informação de agravos de notificação (SINAN), além de orientações sobre o acompanhamento dos casos, revisão das orientações relativas ao cuidado com integração dos fluxos e procedimentos de investigação e recomendações sobre os sistemas de informação, educação, comunicação, aspectos éticos e intersetorialidade”, explicou Ana Cristina.

Já a enfermeira e referência técnica da Epidemiologia da Regional, Stefane Cardoso, ressaltou que o RESP é um formulário online que realiza as notificações de síndromes congênitas relacionadas às infecções por Zika ou Storch (Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes vírus).

“É importante a notificação destes casos no RESP visto que as informações são relevantes para análise epidemiológica e se aplica como instrumento pertinente para tomada de decisão oportuna de fatores associados a alterações congênitas do sistema nervoso central”.

Por Allan Campos

Enviar para impressão