A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Regional de Saúde de Governador Valadares promoveram, ontem (12-04) um Treinamento em IST’s/Aids/Sífilis e hepatites virais, no auditório da Fiemg em Valadares.

Com a participação expressiva de mais de 100 pessoas, o evento contou com a participação de médicos, enfermeiros, coordenadores de epidemiologia e atenção Primária dos 51 municípios da região Leste, além de representantes dos centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e de Atenção Especial à Saúde (Crase) e da Defesa Social, todos sediados em Valadares.

20180412 140622 HDR

“O objetivo deste treinamento foi sensibilizar os profissionais de saúde que trabalham na ponta do sistema sobre a importância da testagem rápida na Atenção Primária e nos vários serviços, e também em relação às fichas de notificação, além do tratamento e diagnóstico precoce dessas infecções”, informaram as referências técnicas da Coordenação Estadual de IST e Aids da SES-MG, Talane Alcântara de Oliveira e Mayara Marques.

Durante o dia foram apresentados os temas "Aspectos Clínicos e assistenciais”, pelo médico Infectologista do Hospital Eduardo de Menezes, Guilherme Luiz Milanez; “Vigilância Epidemiológica do HIV, por Mayara Marques; “Vigilância Epidemiológia da Sífilis por Talane de Oliveira e “Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais”, por Geraldo Scarabelli Pereira, referência técnica estadual em Hepatites Virais da SES-MG.

Em sua palestra, Geraldo Scarebelli Pereira apresentou exemplos de casos e condutas a serem tomadas no combate as hepatites, suas características e debateu a importância da correta higienização de equipamentos usados em salões de beleza, como alicates, lixas de unha e até mesmo esmalte, que pode armazenar o vírus da hepatite por vários dias. Outro alerta feito pelo médico, foi sobre tatuagens realizadas de forma irregular, sem as condições sanitárias adequadas e que oferecem sérios riscos a saúde da população.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Resplendor, Ivan Ferreira Brun, avaliou o evento como muito produtivo e informativo e salientou a atuação do seu município no combate as doenças. ”Em relação as hepatites temos tido um cuidado especial por ser um agravo importante, que muitas vezes é negligenciado. Já as IST’s e sífilis temos acompanhado e monitorado os casos, fazendo buscas dos pacientes, estabelecendo elos com laboratórios públicos e privados e também implementando a aplicação dos testes rápidos nas unidades de Atenção Primária à Saúde”, finalizou.

 

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão