A Regional de Saúde de Pedra Azul, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (Napris), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú, promoveu nesta quarta-feira (11/04), o Encontro Intrarregional de Promoção de Saúde. Com o tema “Promover Saúde é promover Qualidade de Vida”, o evento foi realizado em comemoração ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição (31/03), Dia Mundial da Atividade Física (06/04) e Dia Mundial da Saúde (07/04).

O objetivo do evento foi apresentar a Política Estadual de Promoção de Saúde (POEPS) aos servidores da Regional de Pedra Azul e fortalecer as articulações intra e intersetoriais, além de apresentar a proposta de implantação do Projeto Unidade Promotora de Saúde na Regional, visando estimular os trabalhadores a estilos de vida mais saudáveis.

Durante o evento, as referências técnicas em Promoção de Saúde da Regional Pedra Azul, Adriadna Arruda e Samira Brito, e o educador físico da Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú, Daniel Mendes, organizaram um bate papo com os servidores sobre a importância da prevenção e promoção à saúde, além de promoverem atividades recreativas. “Segundo Aristóteles, ‘o prazer aperfeiçoa a atividade’, sendo assim, devemos criar estratégias para sair do sedentarismo por meio de atividades de lazer com a família e outros, buscando sempre o convívio social para uma vida mais ativa”, defendeu Daniel Mendes.

Para Adriadna Arruda, é fundamental trabalhar e fortalecer ações de promoção à saúde para melhoria da qualidade de vida. “Promover saúde é capacitar, empoderar, dar autonomia aos sujeitos e coletividades para produzirem sua própria saúde, por meio de hábitos de vida saudáveis e, consequente bem-estar, melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida”, explica.

Por Allan Campos