Na última sexta-feira (06/04), foi realizado o encerramento do mutirão contra a proliferação do Aedes aegypti no município mineiro de Rochedo de Minas​. A ação envolveu os moradores do município, que foram mobilizador a fazer a limpeza adequada d​e​ quinta​is​, ​o ​recolhimento total dos lixos e ​o ​descarte correto dos objetos que possam acumular foco de dengue.

​O mutirão foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que contou com a orientação e apoio de Alcir de Mello, Geraldo Anselmo e Celso Luíz, supervisores da microrregião de São João Nepomuceno, da qual fazem parte também os municípios de Rochedo de Minas e Descoberto, da Regional de Saúde de Juiz de Fora.

O evento aconteceu na Casa de Cultura, com a presença da ​S​ecretária de Saúde Ana Luíza Medina, onde foram desenvolvidas várias atividades como dança, recreação para as crianças e ginástica para os presentes. ​Segundo ​Ana Luíza​ Medina​, “​a​ participação​ dos moradores no evento​ foi grande e quem ganha com isso é o município”. Alcir de Mello apresentou os dados referentes ao resultado do mutirão de limpeza. Ao todo, foram coletados 32 frascos com 312 lavras encaminhadas para o laboratório de entomologia do município, positivo para 36 lavras de Aedes em toda área urbana.

Para Alcir de Mello “o resultado desse mutirão foi muito bom, uma vez que a prefeitura se empenhou na divulgação com carro de som e mídia na rádio local. Contamos também com a participação dos agentes comunitários e de endemias. Visitamos 100% das casas orientando seus moradores na limpeza de quintal e entorno de suas residências. Gostaria de lembrar que a última epidemia no município foi em 2015 por fazermos este trabalho continuamente”, explica Alcir de Mello.

Por Adriana Mendes