A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano e com o Departamento de Estradas e Rodagens (DEER), realizou na última sexta-feira (06/04), uma reunião de mobilização sobre a campanha "Maio Amarelo", que trata sobre a prevenção de acidentes de trânsito.

IMG 0384 2

A reunião contou com a presença de gestores de saúde e educação, referências técnicas do Programa Saúde na Escola, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, departamentos municipais de trânsito, empresas privadas, organizações não-governamentais e grupos de ciclistas.

Na reunião, segundo Aline Santos, referência técnica em Saúde no Trânsito da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, foi apresentado o Projeto Vida no Trânsito e o Movimento Maio Amarelo. Este movimento prevê ações educativas e de conscientização com a população durante todo o mês de maio. Foram ainda apresentadas as estatísticas de óbitos e internações por acidentes de trânsito e discutidas as possíveis ações a serem desenvolvidas. Os profissionais e parceiros decidiram por realizar o Dia D de mobilização no dia 05 de maio.

A referência técnica da Regional de Saúde destacou as diferentes consequências que os acidentes podem provocar. "Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de óbito na população, principalmente nas faixas etárias mais jovens. E ainda acarretam um gasto excessivo de recursos no SUS com internações e reabilitações, que poderiam ser utilizados no tratamento e prevenção de doenças", explicou Aline Santos.