Na última terça-feira (21), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), realizou o encerramento da segunda turma do curso de especialização em Comunicação e Saúde, no auditório da Unidade Sede, em Belo Horizonte/MG.

com01

A atividade contou com a presença dos alunos, seus familiares, docentes, corpo técnico da instituição e do o Diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz), Prof. Dr. Rodrigo Murtinho de Martinez Torres, que proferiu palestra sobre “Comunicação, Informação e Saúde como direitos de cidadania”.

O diretor-geral da ESP-MG, Edvalth Rodrigues Pereira, parabenizou os novos especialistas, a coordenação do curso pela excelente condução das atividades e lembrou que as salas da Escola são espaços transformadores e de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Me disseram uma vez que quem entra nas salas de aula da Escola sai mudado. Espero que seja verdade e que essa mudança fortaleça o SUS, cada um de vocês, em suas áreas de atuação têm esse papel hoje”, lembrou.

Percursos

O coordenador da especialização, Jean Alves, emocionado, agradeceu a todos que participaram da construção e realização do curso e lembrou dos encontros em sala de aula. “Desejo muita sorte a todos vocês, que cada um possa contribuir com o campo da Comunicação e Saúde e fortalecer as ações de mobilização e informação na saúde pública”, disse.

Fabiano Nascimento, aluno da especialização e trabalhador do município de Ribeirão das Neves, lembrou que era um “peixe fora d’água” no início do curso, por ser biólogo, mas como sempre trabalhou como mobilização e participação social, o curso potencializou seu trabalho. “Trabalho há 20 anos com saúde pública e sempre passava em frente ao prédio da ESP-MG e dizia para mim mesmo que um dia estudaria ali. Hoje estou aqui, especialista em Comunicação e Saúde”, destacou.

Homenagens

Os 28 alunos que concluíram o curso atuam nos municípios de Belo Horizonte. Belo Vale, Betim, Contagem, Itabira, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará e São Gonçalo do Pará.
Na oportunidade, eles fizeram homenagens para o coordenador do curso, para a docente da disciplina de Mobilização Social, Berenice Freitas Diniz e para a pessoa que, durante cerca de um ano e meio, os recebiam todos os dias do curso, Jennyffer Daniel Paiva, que trabalha na portaria da Unidade Sede da Escola.

Os alunos também homenagearam a vereadora carioca, Marielle Franco, assassinada no dia 14/04/2018, no Rio de Janeiro/RJ, com foto com os dizeres “Marielle Presente”.

A especialização em Comunicação e Saúde tem como objetivo qualificar os alunos sobre as diretrizes e conceitos do SUS para que eles possam informar a população mineira com mais qualidade as questões que envolvem a saúde pública.

Por Sílvia Amâncio (ASCOM ESP-MG)