Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado em 24 de março, a Regional de Saúde de Varginha realizou, durante a semana de 19 a 23 de março, diversas ações que despertaram o interesse do cidadão para esta doença que ainda é merecedora de atenção. A Tuberculose, segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 21/03, quarta-feira, foi promovido, no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas - Varginha, um café comunitário com um momento de sensibilização e debate sobre a Tuberculose, guiado pelas Referências Técnicas do Programa na Regional, Rita Marques Lara e Patrícia Fátima Bento Ribeiro. Os servidores dos órgãos que compõem o Centro Administrativo – Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícias Militar Ambiental e Rodoviária –, além da Saúde puderam conhecer melhor a doença, seus sintomas e tratamento, bem como dados que muitos desconheciam, como o fato de, no Brasil, por ano, 69 mil novos casos serem notificados.

Créditos: Tânia Corrêa

Um breve histórico da Tuberculose foi apresentado por Rita Marques. As formas de apresentação da doença, a transmissão, como suspeitar de Tuberculose e se prevenir foram aspectos também foram abordados. “O diagnóstico precoce da Tuberculose e a melhoria das condições de saúde da população são as melhores formas de prevenção da doença, visto que a vacina BCG seja eficaz somente para a prevenção das formas graves”, afirmou Rita.

Rita Marques ainda ressaltou que o tratamento, que deve durar no mínimo 6 meses, é muitas vezes abandonado pelo paciente, o que incorre na resistência às drogas e dificulta a capacidade daquele paciente de se recuperar. O exame de escarro, principal forma de se detectar a Tuberculose, efetivamente, é disponibilizado em toda rede SUS, gratuitamente. “O Dia Mundial de Combate à Tuberculose vem contribuir para levantar a discussão acerca deste problema de saúde pública, muitas vezes negligenciado e pouco discutido nos dias atuais”, frisou Patrícia Fátima.

A Tuberculose

É uma doença causada por uma bactéria, transmitida pelo ar, de pessoa para pessoa, quando um doente fala, tosse ou espirra. Atinge principalmente os pulmões, mas pode afetar também outros órgãos. É marcada por tosse persistente, com ou sem catarro, por mais de três semanas, podendo ser acompanhada dos seguintes sintomas:

• febre, geralmente no final do dia;
  • suor noturno;
  • emagrecimento;
  • falta de apetite;
  • cansaço;
  • dor no peito.

O tratamento é gratuito e deve ser feito por um período mínimo de 06 meses, não podendo ser interrompido. O comparecimento às consultas mensais no posto de saúde e a realização dos exames de escarro e do teste HIV são fundamentais para o sucesso do tratamento, por isso é importante que um profissional de saúde acompanhe a tomada da medicação pelo paciente (tratamento diretamente observado). Após 15 dias de uso dos medicamentos, a maioria dos pacientes com tuberculose não transmitem mais a doença.

Por Tânia Corrêa

Enviar para impressão