Durante o último final de semana, dias 17 e 18 de março,  o município de Juiz de Fora, juntamente com o apoio de uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizaram ações para o enfretamento ao Aedes aegypti nos bairros do Grama e Jardim Emaús, na região nordeste da cidade.

Crédito: Prefeitura de Juiz de Fora

A SES está disponibilizando até dia 23 de março uma equipe de dois supervisores de endemias e 10 agentes para as ações. O município está contando também com dois equipamentos de UBV veiculares que estão à disposição. Além de garantir a manutenção equipamentos, o estado fornecerá em tempo hábil os inseticidas para a execução das atividades para o tratamento focal e remoção de inservíveis (produtos que acumulam água).

O técnico do Programa Estadual de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes da SES- MG, Dionísio Pacceli Costa, esclareceu que o município se comprometeu a retirar os inservíveis para o aterro sanitário do município.

Vacinação febre amarela

Para a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Janaína “em relação à imunização da febre amarela, a SES está aqui para apoiar a regional de Juiz de Fora e o município nas ações de vacinação da febre amarela principalmente na estratégia casa a casa e na estratégia de instalações de postos de vacinação volantes em locais estratégicos. Fizemos reunião com o município e vacinadores já foram contratados, fizemos todo cronograma de atividades em conjunto com o município e também vamos monitorar essas ações a partir de agora até que seja atingido  95% de cobertura vacinal em todas as áreas. Gostaria de lembrar que os recursos com o valor da categoria 3 para o município já foram liberados para a execução das ações de imunização e entomologia,” informou a diretora.

Por Adriana Mendes