Nesta sexta-feira(16/03), nutricionistas de equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Governador Valadares participaram no auditório da Unidade Regional de Saúde, em Valadares, da terceira e penúltima oficina sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. As capacitações estão sendo promovidas pelo Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da regional, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, instituição que disponibilizou dois professores e três acadêmicos.

Wemily oficina

Nas oficinas foram abordados, entre outros temas, a contextualização do cenário e aspectos socioculturais de aleitamento materno e alimentação complementar ; conceitos estruturais da Estratégia; Promoção e Apoio à Amamentação; Proteção legal da Alimentação Infantil e Monitoramento e Certificação.

“Nosso objetivo com as oficinas é divulgar para os profissionais o que há de mais novo em Alimentação e Amamentação de crianças de 0 a 2 anos e também capacitá-los para que sejam multiplicadores da Estragégia em todas as UBS”s do município de Governador Valadares, com a perspectiva de que até final do ano, tenhamos todas essas unidades certificadas pelo Programa”, ressaltou a referência técnica da regional de saúde e organizadora do evento, Wemily da Silva Souza.

A nutricionista do Nasf que atende os bairros São Pedro e Santos Dumont de Governador Valadares, Alison Edilene Ranguel, avaliou as oficinas como extremamente proveitosas. “As capacitações abriram um norte para outras atividades desenpenhadas por nós nas unidades de saúde, inclusive até no desenvolvimento pessoal. Está sendo uma reciclagem total de conceitos, com muitas coisas sendo desmistificadas e outras sendo agregadas ao nosso conhecimento”, finalizou.

Na parte das tarde as atividades foram realizadas in loco nas UBS’s do município.

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

A "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)", lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.

A base legal adotada para a formulação da estratégia são políticas e programas já existentes como a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC- pactuada, aguardando publicação), a Rede Cegonha, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Por Frederico Bussinger