Como forma de celebrar o dia das mulheres, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Azul e o Núcleo Regional de Prevenção e Combate ao Câncer (Nuprecc), realizou, no dia 15 de março, um encontro com as servidoras da GRS com o objetivo de valorizar e estimular o autocuidado.

Crédito: Allan Campos / Cremilda Rodrigues

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Azul e coach em saúde, Luiza Tanure, propôs um novo olhar sobre as mulheres, com o resgate da essência feminina e realizou dinâmicas em grupo para promover a alegria e interação entre as participantes. “A motivação é intrínseca. Ela vem de dentro. A mulher tem que se amar, se valorizar, para que possa viver com boas energias e transmitir os bons sentimentos para seus semelhantes. É importante perceber que a nossa força está em o que podemos oferecer, nem mais, nem menos. Descobrir quem somos, irá nos permitir promover as transformações necessárias para reinventar nossa própria história”.

A Referência Técnica de Saúde da Mulher do Núcleo de Atenção Primária da GRS Pedra Azul, Ana Cristina Cardoso, destacou a criatividade da organização do evento para preparar um ambiente acolhedor para as mulheres. ”Acredito que o objetivo principal foi estimular as servidoras a se valorizarem e exercerem o autocuidado. A "sementinha: mulher que se ama se valoriza” foi plantada no coração de cada uma das participantes. Quando uma mulher decide se valorizar, ela inspira toda uma geração. Precisamos gritar todos os dias “meu nome é mulher”, defendeu.

Por Allan Campos