Nesta terça-feira (13.03), o Superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Oleg Abramov, representou a Secretaria de Estado da Saúde no I Encontro de Saúde da Federassantas – Zona da Mata que aconteceu no Auditório do Hospital São Paulo em Muriaé. Participaram deste encontro: dirigentes de hospitais filantrópicos, gestores públicos (Secretários Municipais e Superintendentes Regionais), representante da Associação Médica de Minas Gerais – AMMG e representante da Saúde Suplementar (UNIMED MURIAÉ).

Crédito: Adriana Mendes

O Encontro foi conduzido pela Vice - Presidente de relações Institucionais da Federassantas e Coordenadora da Regional Zona da Mata e Diretora Administrativa do Hospital São Paulo Rita Castro, pelo superintendente Adelziso Vidal Filho e pela Gestora de assuntos Estratégicos Lourdes Paiva da Federassantas que teve como tema central: União e Integração de todos para a melhoria qualitativa da saúde. Dentro desse tema foi proferida as seguintes palestras: Regras de contratação das entidades filantrópicas de saúde e o papel destas instituições na manutenção da oferta dos serviços de saúde no âmbito regional; O papel da gestão municipal na garantia da atenção hospitalar no território regional; Como os profissionais médicos podem contribuir no processo de qualificação da assistência prestada pelas instituições filantrópicas com as limitações de recursos financeiros?; Como a coexistência entre o sistema público de saúde e a saúde suplementar pode contribuir para a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos?

Após as palestras, o superintendente Oleg Abramov fez uma breve apresentação do cenário do parque hospitalar mineiro com ênfase nas características dos estabelecimentos das três Regiões Ampliadas, enfatizando as diretrizes de trabalho da SES/MG que para ele “apesar da crise financeira, tem se pautado pelo compromisso de cumprir os 12% constitucionais para a saúde. Além disso, informei sobre os avanços na elaboração de uma tipologia que determina o papel dos hospitais do estado, criando assim uma ferramenta importante para elaborar uma efetiva política hospitalar,” concluiu.

Para o superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal Júnior, “não resta dúvida de que as soluções para um desafio tão complexo como esse, precisam ser pensadas e construídas pelos principais atores do setor saúde de Minas Gerais. A FEDERASSANTAS tem todo o interesse nessa construção conjunta e estamos muito satisfeitos com a reciprocidade e acolhida dessa proposta, pelos demais envolvidos. O Senhor Oleg tem sido peça fundamental nesse processo de aproximação das instituições, SES e Federação, e temos certeza que será ainda mais importante nos desdobramentos.”

Por Adriana Mendes