A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde foi realizada em Brasília no período de 27 de fevereiro a 02 de março de 2018, tendo como eixo temático central: Vigilância, Saúde e Democracia. O objetivo foi propor diretrizes para formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e para o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à Saúde, que venham ao encontro dos anseios e das necessidades de todo povo brasileiro. Um percentual significativo dos municípios da região de Ubá, com participação efetiva e parceria da equipe técnica da Regional de Saúde de Ubá, realizaram as conferências municipais de Vigilância em Saúde, contribuindo assim com propostas para as etapas Estadual e Nacional.

Como representante do segmento da gestão estadual, foi eleito delegado pelo município de Ubá, Franklin Leandro Neto, referência da Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde do Trabalhador(a), e de Educação Permanente em Saúde. Os demais representantes municipais foram: pelo segmento trabalhador, João de Souza Lima, e pelo segmento usuário, André Felipe de Oliveira, que também integram aos Grupos de Trabalho da etapa nacional. O delegado e representantes contribuíram efetivamente durante os debates, inclusive na votação de diretrizes e de propostas de âmbito nacional que constam no Relatório Nacional Consolidado. “A conferência nos proporcionou a oportunidade de vivenciar e participar desses espaços privilegiados de mobilização democrática e de força dos movimentos sociais recorrentes da Reforma Sanitária Brasileira. Foi também um momento de discussão e de reflexão sobre o lugar da Vigilância em Saúde, da defesa do SUS e da luta constante pela melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira”, relatou Franklin Leandro.

Créditos: Lavínia Luisa

O Conselho Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais – CES/MG foi contemplado nas diversas propostas da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde constantes do relatório final do Conselho Nacional de Saúde. O destaque maior ficou para cinco propostas provenientes, na íntegra, do Relatório Final Estadual, sendo uma delas do Relatório Final da Conferência Municipal de Vigilância em Saúde do município de Ubá. Ao todo, foram 1.800 participantes, entre delegados nacionais, eleitos nas etapas estaduais, participantes livres e convidados, todos mobilizados para o exercício da democracia participativa e representativa.

Por Lavínia Luisa