Nessa terça-feira (27/02), foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Ubá, a Oficina de Promoção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para os coordenadores de Atenção Primária e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), para as referências técnicas municipais dos programas de Tabagismo, Alimentação e Nutrição, Atividade Física e Saúde na Escola.

A oficina reuniu 97 participantes dos municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Ubá. A referência técnica de Atividade Física/Academia da Saúde e Alimentação e Nutrição, Ana Amélia Pereira, falou sobre os resultados e panoramas das ações e programas em 2017, metas para 2018 e pendencias na organização do processo de trabalho referente aos programas.

Ana Amélia Pereira abordou, ainda, temas relacionados à obesidade, enfatizando as ações voltadas para menores de 10 anos. Durante a oficina também ficou acordado que os municípios criarão grupos de discussão e construirão um Plano Municipal de Prevenção e Controle de Obesidade Infantil com fluxo de atendimento. Além disso, o município de Antônio Prado de Minas apresentou as atividades e operacionalização das ações no Polo da Academia da Saúde.

Elis Regina de Oliveira Mattos, referência do Programa Saúde na Escola (PSE), Controle do Tabagismo e Educação em Saúde, pactuou as ações do PSE para o ano de 2018 e trabalhou a Caderneta do Adolescente com os municípios. Também estimulou as ações de prevenção e promoção no controle do Tabagismo e alinhamento de indicadores II e II da Política Estadual de Promoção à Saúde (POEPS).

Segundo Renata Loredo de Souza Leite, enfermeira e coordenadora de APS do município de Vieira, a oficina foi muito boa e produtiva. “As referências da regional que organizaram a reunião, Ana Amélia e Elis Regina, estão de parabéns. A oficina foi muito um momento de ensinamentos e trocas”, disse.

Por Lavínia Luisa

Enviar para impressão