A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta a todos os municípios do Estado a adotarem a dose única da vacina febre amarela, tendo em vista as validações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. As recomendações foram aprovadas em Assembleias Mundiais de Saúde, e não em opiniões de especialistas que correm em redes sociais.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde do SUS, também conhecidas como Postos de Saúde.

Em maio de 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS), através da recomendação do Grupo Estratégico Consultivo em Imunização, determinou que a dose única de vacina contra a febre amarela confere proteção por toda vida. A sexta e a sétima Assembleia Mundial de Saúde aprovaram a alteração do Regulamento Sanitário Internacional para exigência dos certificados internacionais de vacinação contra a febre amarela, com as seguintes recomendações (http://www.anvisa.gov.br/HOTSITE/VIAJANTE/TRADUCAO.PDF):

  • O período de incubação da febre amarela é de seis dias;
  • As vacinas contra a febre amarela aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) conferem proteção contra a infecção a partir de 10 dias após a administração da vacina;
  • Essa proteção continua para o resta da vida da pessoa vacinada;
  • A validade de um certificado de vacinação contra a febre amarela será valida para o resto da vida da pessoa vacinada.

O Ministério da Saúde, através da NOTA INFORMATIVA nº 94/2017, normatiza em território nacional as recomendações gerais sobre vacinação contra a febre amarela e a indicação da dose única: “O Ministério da Saúde indica a dose única da vacina febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país. A medida é válida a partir de abril de 2017. A adoção da dose única atende as orientações da Organização Mundial de Saúde. A dose de reforço não é mais recomendada por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 dias para cerca de 99% das pessoas que recebem uma dose da vacina febre amarela”.

Para outras informações sobre Febre Amarela, acesse: www.saude.mg.gov.br/febreamarela 

 

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão