A Regional de Saúde de Unaí realizou, nesta terça-feira (27/02), a Oficina Regional de Mobilização contra a Febre Amarela para as referências dos serviços hospitalares, coordenadores de epidemiologia e de Atenção Básica de doze municípios da região. A oficina teve o objetivo de sensibilizar intersetorialmente os profissionais sobre a transmissão, prevenção, identificação de casos e manejo clínico da febre amarela no Sistema Único de Saúde (SUS). A detecção precoce de casos suspeitos aumenta a sobrevida dos pacientes e evita que ocorra o ciclo de transmissão da doença.

Apesar de não ter nenhum caso de febre amarela registrado na região Noroeste, a Regional de Saúde de Unaí está preparando a Rede de Atenção à Saúde para o atendimento a pacientes com a doença. Os núcleos de Epidemiologia, Redes, Atenção Primária e Vigilância em Saúde apresentaram o plano regional das ações da Febre Amarela para nortear os planos municipais.

Para Karolina Maximo Cunha, Coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, “a oficina de sensibilização sobre a febre amarela foi de extrema importância para que os municípios estejam preparados para identificação de casos suspeitos e conheçam todo o fluxo de encaminhamento e manejo clinico do paciente”.

Na oficina, foram distribuídas duas notas técnicas construídas pela Atenção à Saúde e Atenção Básica, que definem de forma objetiva e didática as orientações aos serviços hospitalares quanto ao manejo clínico de casos suspeitos de febre amarela e a vigilância dos casos.

A referência em Vigilância em Saúde, Camila Araújo Camilo, explicou que as ações englobam atividades de vigilância de epizootias em primatas não humanos, vigilância entomológica, imunização e vigilância de casos humanos. “Espera-se como produto desta oficina, a estruturação das ações de preparação e resposta, com vistas à detecção precoce da circulação viral”, disse.

Por Jéssika Caldeira