Na tarde desta sexta-feira (23/02), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, em parceria com o Ministério da Saúde, na Faculdade de Ciências Médicas, em Belo Horizonte, a cerimônia de encerramento da primeira turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS).

A mesa foi composta pela Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Deise Aparecida dos Santos; pelo Coordenador do Programa de Treinamento Aplicado aos Serviços do SUS no Ministério da Saúde EpiSUS da Secretaria de Vigilância em Saúde, Marcelo Ada; pelo Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e Secretário Municipal de Saúde de Santana da Vargem, Hermógenes Vaneli; pela Consultora Nacional do Programa de Treinamento Aplicado aos Serviços do SUS no Ministério da Saúde EpiSUS da Secretaria de Vigilância em Saúde, Leila Del Castilho Saad.

Crédito: Marcus Ferreira

» Clique aqui e confira nossa galeria fotos.

Na ocasião, Hermógenes Vaneli, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMGS), abriu a cerimônia parabenizando os alunos pelo término do treinamento. “A realização deste curso é importante não só para Belo Horizonte, mas para todo o estado e, acredito, para todo país. Formação não ocupa espaço e memória de ninguém e nos concede conhecimento para fazermos uma saúde pública de qualidade para todos num momento de crise em que devido a escassez de recursos, somos desafiados diariamente a fazer mais com menos”, avaliou.

Posteriormente, os 20 alunos que fizeram parte da primeira turma foram chamados, um a um, para receber o certificado do curso e um kit de materiais concedido pelo Ministério da Saúde.

A superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Deise Aparecida dos Santos, finalizou a cerimônia ressaltando a importância da realizado no curso em Minas Gerais. “É com muita satisfação que encerramos o treinamento para a primeira turma do Estado. Foi um desafio representar a Região Sudeste do país e ainda temos muito trabalho pela frente”, finalizou a Superintendente.

O Programa

O projeto, que é uma parceria do Ministério da Saúde com a SES-MG e tem o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde SUS visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. Minas Gerais é o quarto estado a participar do projeto e representa a região sudeste do país.

Esse modelo de capacitação, além de valorizar os profissionais que estão na linha de frente das respostas às emergências de saúde pública, também visa atender às necessidades do serviço para representar um passo fundamental para o fortalecimento da vigilância em saúde em todas as esferas do SUS.

Por Paula Gargiulo