Os municípios de Passa Tempo e Itaguara, no Centro-Oeste de Minas Gerais, receberam nessa quinta-feira (22/02), a visita técnica composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Regional de Saúde de Divinópolis para colaborar com municípios na estrututuração do serviço de saúde para o manejo clínico e prevenção da febre amarela.

O objetivo foi discutir com técnicos da Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e gestão municipal as ações e procedimentos a serem pactuados para o controle da Febre Amarela na região. Com casos da doença em humanos e da morte de primatas não humanos (macacos), uma das ações desenvolvidas pelos serviços de saúde será a intensificação da vacinação da rotina como já preconizado pelo calendário básico de vacinação, fazendo varredura vacinal (busca ativa casa a casa e imunizar os moradores sem histórico vacinal), além da intensificação da vigilância em saúde e continuidade das investigações de casos em humanos e de epizootias (mortes de macacos).

Os municípios foram orientados a reestrututurar as equipes de saúdes, atenção primária, imunização, prestadores, para que estejam sensibilizados a dar prioridade aos pacientes com sintomas de Febre Amarela. Os profissionais, assim, devem conhecer o fluxo de atendimento do paciente. Os técnicos do Governo do Estado também orientaram a criação de um grupo condutor da Febre Amarela, bem como o fortalecimento da Atenção Primária, melhorando a cobertura vacinal.

“Os profissionais têm que estar sensíveis ao protocolo da Febre Amarela. Vacinar como forma de prevenção. É importante reforçar que não há falta de vacina no Estado. O que buscamos com estas visitas é sensibilizar a gestão municipal para o enfrentamento e contingenciamento da Febre Amarela”, explicou a representante da Superintendência de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Reila Rezende.

“Não estamos cobrando mais capacitações, mas a implantação do protocolo e o seu funcionamento. Ou seja, todos falando a mesma língua”, acrescentou o Coordenador de Vigilância em Saúde da SRS-Div, Alan Silva.

A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Passa Tempo, Olivia Faleiro Resende, considerou o encontro produtivo. “Foi muito bom. Excente a reunião. Esclarecemos dúvidas e pudemos trocar experiências e informações”. Opinião compartilhada pela gestora de Itaguara, Cássia Greco. “O encontro foi riquíssimo. É importante multiplicar forças, trocar informações e orientar nós gestores sobre os fluxos.

Por Willian Pacheco