O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), juntamente com o Núcleo de Regulação da Regional de Saúde de Ubá, realizaram, nos dias 08/02 e 20/02, Capacitações de técnicos dos municípios das Regiões de Saúde de Ubá e Muriaé, respectivamente, sobre o Sistema de Informação do Câncer (SISCAN-WEB). Os encontros de 45 referências técnicas do SISCAN, de 29 municípios das duas regiões, ocorreram em Ubá (na Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC) e em Muriaé (no Centro Universitário UNIFAMINAS).

Crédito: Lavínia Luisa

O SISCAN é um sistema que, na versão web, integra os Sistemas de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Câncer de Mama (SISMAMA) e tem como objetivo registrar a solicitação de exames citopatológico de colo do útero e mama, histopatológico de colo do útero e mama, mamografia, resultados de todos os exames solicitados, seguimento dos exames alterados e gerar dados que subsidiam o monitoramento e a avaliação.

A referência técnica do Napris, Ana Amélia D. S. Pereira, durante a capacitação, apresentou o sistema e realizou atividade prática, onde cada participante teve contato com a plataforma de dados, por meio do acesso com o login e senha do município que estava representando. Durante a atividade, foi explicado a aplicabilidade do sistema como o Gerenciamento e Destravamento de laudo; Módulo de Seguimento (importância, monitoramento, alimentação correta e encerramento); Módulo Tratamento e Conduta Clínica frente aos laudos dos pacientes em Seguimento). Encerrando  sua apresentação, a técnica falou sobre o aprazamento junto aos municípios das ações de mobilização e operacionalização do SISCAN, com todas as suas funcionalidades.

Em seguida, a referência técnica do Núcleo de Regulação, Eduardo Duarte da Silva, falou sobre a temática de Criação e Autorização dos Perfis Profissionais no Sistema. Segundo ele, capacitações desse tipo são importantes porque possibilitam o contato direto entre técnicos da Regional de Saúde e referências municipais, auxiliando na resolução de problemas e dúvidas. “Realizamos as capacitações nas duas regiões de saúde (Ubá e Muriaé), uma vez que os municípios de nossa jurisdição apresentavam muita dificuldade na utilização do sistema”, explica.

Bianca Morcef Nunes, coordenadora de Atenção Primária e referência do SISCAN de Eugenópolis, que participou da capacitação na UNIFAMINAS, em Muriaé, diz que a capacitação serviu para compartilhar a realidade do município e que as informações foram muito bem apresentadas pelos profissionais. “As orientações foram repassadas didaticamente, enquanto tínhamos acesso ao sistema. Os profissionais da Regional de Saúde de Ubá também fizeram uma abordagem simples, sucinta e segura. Ter um sistema que te ajuda a acompanhar, em tempo real, informações sobre o câncer, permite que tenhamos informações que possam aumentar a qualidade de vida, de tratamento e a cura”, conclui.

Por Lavínia Luisa