Nesta quarta-feira (21/02), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a palestra “Mediação para Gestão de Conflitos”. Com a participação de subsecretários, superintendentes, assessores, diretores e coordenadores. Durante a palestra foi apresentada uma série de técnicas voltadas para a mediação de conflitos e também para a prevenção do assédio moral no ambiente de trabalho. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

No último ano, a SES-MG iniciou um trabalho de diálogo com as trabalhadoras e trabalhadores, por meio da promoção de bate-papos e lançamento da Cartilha sobre Assédio Moral. Conforme explica a Superintendente de Gestão de Pessoas da SES-MG, Alice Guelber Melo Lopes, a palestra integra as ações que vêm sido realizadas para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado. “Estamos realizando essa palestra em virtude da grande demanda para informações sobre a mediação de conflitos, mas também como estratégia para a prevenção do assédio. É um tema que precisamos tratar sempre, tanto no nível central da SES-MG quanto nas Regionais de Saúde”, disse.

A palestra foi ministrada pela Secretária-Executiva do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (2003 a 2015), Iara Vieira Veloso Pinheiro, que falou sobre liderança, conduta ética, mediação para gestão de conflitos e prevenção do assédio moral. “Conseguir desenvolver uma liderança saudável fará toda a diferença no sucesso da missão institucional que o profissional recebeu. Mas a liderança precisa ser conquistada por meio de algumas ações, como valorizar o lado positivo das situações e das pessoas, além de respeitar a posição do outro, mesmo que discorde dela. Já a ética no trabalho é uma busca constante, em que o ser humano deve estar sempre alerta e vigilante para que os padrões éticos sejam mantidos”, afirma.

Créditos: Marcus Ferreira

Em relação à gestão para resolução de conflitos, Iara Vieira falou sobre a importância da harmonização do ambiente de trabalho, buscando a manutenção ou o restabelecimento do respeito mútuo e do profissionalismo. “Administrar conflitos envolve uma preparação para lidar com as diferenças, exercitando a capacidade de colocar-se no lugar do outro. É preciso ter uma linguagem verbal cuidadosa, com gentileza na forma de se expressar, adotando a sinceridade, comunicação aberta e honesta. A neutralidade, imparcialidade e acolhimento das partes envolvidas no conflito também integram as estratégias de gestão para mediação”, explica.

Prevenção ao assédio moral

Sobre a ocorrência de assédio no trabalho, a palestrante explicou que se trata de uma exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante o trabalho. É proposital e traz dano à personalidade, dignidade ou integridade psíquica ou física do profissional. Entre as modalidades de assédio moral estão a desqualificação por meio de palavras, gestos ou atitudes, isolamento ou incentivo ao isolamento, manifestação pública de desprezo ou desdém, entre outras.

Qualquer servidor público efetivo, de recrutamento amplo, profissional contratado temporariamente ou terceirizado que se sentir assediado deve denunciar. Na SES-MG, a Superintendência de Gestão de Pessoas é a unidade responsável por acolher, orientar e explicar sobre essa temática. O acolhimento é realizado de forma sigilosa. A Superintendência está localizada no 13º andar, lado par do prédio Minas e pode ser contatada pessoalmente ou pelos ramais (31) 3916.60253 / 60241 / 60233.

 

Por Jéssica Gomes